A Volkswagen, através da subsidiária PowerCo SE, deu o primeiro passo para a construção da sua gigafábrica espanhola de Valência para a produção de baterias de nova geração, a partir de 2026.

Com uma capacidade inicial de produção de 40 GWh por ano, com possibilidade de expandir essa mesma capacidade nos anos subsequentes, a nova gigafábrica da PowerCo SE irá iniciar a produção de baterias unificadas em 2026, criando um total de 3000 postos de trabalho diretos e mais 30.000 indiretos assim que a infraestrutura for inaugurada.

A cerimónia contou com a presença do Rei Filipe VI de Espanha, do primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez e do Presidente da Comunidade Valenciana, Ximo Puig.

“A fábrica que vai ser produzida aqui exemplifica o compromisso do Governo espanhol para com a inovação e a mobilidade sustentada. É um sinal do nosso compromisso para com a indústria, mas também para com as características que definem uma nação empreendedora no mercado global: inovação, coesão territorial e cooperação público-privada”, afirmou Sánchez.

O Grupo Volkswagen encara a tecnologia de baterias como um elemento central na sua estratégia New Auto e estabeleceu a PowerCo, uma companhia independente de baterias, lançada em julho de 2022. A PowerCo decidiu três locais para construir fábricas de baterias: Salzgitter (Alemanha), Valência e St. Thomas (Canadá), duas das quais já em construção.

“O nosso objetivo é fazer da PowerCo um nome global no negócio das baterias e cimentar o caminho para uma melhor mobilidade com células de baterias produzidas de forma sustentável. A gigafábrica de Valência é um marco importante para tal”, afirma Thomas Schmall, membro da administração responsável pela tecnologia do Grupo Volkswagen e Presidente do Conselho de Administração da PowerCo SE.

A capacidade de produção anual da fábrica de Valência será de 40 GWh inicialmente, mas tem um potencial de expansão para os 60 GWh, tendo uma área de cerca de 130 hectares, na localidade de Sagunto, em Valência. Esta fábrica irá fornecer células de bateria unificadas para as fábricas de automóveis de Martorell e de Pamplona, entre outras.

A energia a utilizar na produção das baterias sustentáveis em Valência será obtida a partir de meios renováveis – solar e eólica, por exemplo, por uma nova área de painéis solares de 250 hectares junto à fábrica.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.