A americana Fast Company selecionou dez empresas que estão a marcar o setor dos transportes pela inovação que trouxeram. Conheça quais são.

A publicação Fast Company fez uma listagem do top 10 das empresas do setor de transportes mais pioneiras do momento e nessa lista consta a marca de micromobilidade Superpedestrian (dona das trotinetes LINK) e os fabricantes de automóveis Polestar (do Grupo Volvo) e Byd.

Embora seja uma lista focada na realidade norte-americana, o mais interessante – e demonstrativo da dinâmica deste mercado – é que entre a dezena de players inovadores na área dos transportes que a Fast Company está a nomear, encontram-se firmas recém-chegadas ao “palco” dos negócios e já concentram para si os holofotes de investidores e consumidores.

Que empresas inovadoras são estas?

1. BYD

A empresa chinesa de baterias apoiada por Warren Buffett tornou-se um importante ator na eletrificação da indústria automóvel. Apoiada por inovações como o seu sistema híbrido plug-in DM-i e bateria Blade leve e de baixo custo de fosfato de ferro de lítio (LFP), a BYD aumentou as vendas dos seus veículos de passageiros de “nova energia” (híbridos ou totalmente elétricos) em mais de 231% em 2021, vendendo quase 600.000 carros novos de passageiros. A Toyota decidiu fazer uma parceria em baterias e outras tecnologias para um novo EV para a China, ainda em desenvolvimento, com um preço abaixo de 30 mil dólares. A BYD também é um dos maiores fabricantes de autocarros, camiões e empilhadores EV.

2. Polestar

Este fabricante de veículos elétricos detido pela Volvo (Geely) pretende vender veículos em 30 mercados em todo o mundo em 2022, contra 18 no final de 2021. Portugal será um desses novos mercados. Em 2021, a empresa atingiu a sua meta de vendas global de 29.000 veículos, representando um crescimento de 185%. Com foco crescente nos materiais de impacto ambiental empregues ​​no fabrico de EV, em 2019 a Polestar começou a usar o blockchain para rastrear matérias-primas “onde foram identificados riscos ambientais ou de direitos humanos”, começando pelo cobalto usado nas suas baterias, com o objetivo de eventualmente rastrear níquel, mica, manganês, grafite e lítio também.

3. JetBlue

Em termos de transportes aéreos, a empresa aérea americana JetBlue tornou-se um grande comprador de combustível de aviação sustentável (SAF) em 2021, fechando negócios significativos para as suas operações e mostrando estar alinhada com critérios de sustentabilidade.

4. Plus

O fabricante de tecnologia de camiões autónomos Plus, com sede em Cupertino, iniciou a entrega de seu sistema PlusDrive em 2021. A tecnologia PlusDrive pode ser instalada em transportes pesados de mercadorias existentes. Amazon e FAW vão comprar estes sistemas para os seus veículos pesados.

5. HopSkipDrive

A HopSkipDrive oferece uma alternativa para as necessidades de transporte de estudantes “não rotineiras”, tendo introduzido uma rede de motoristas – quase 20% a utilizar veículos híbridos ou EV – em vez de autocarros inteiros. Em 2021, a empresa com sede em Los Angeles, assinou mais de 100 novos contratos distritais.

6. SuperPedrestrian

A Superpedestrian é a única empresa de micromobilidade a ser nomeada pela Fast Company. A Fast Company afirma: “Atendendo à crescente procura por opções de mobilidade flexíveis, a fabricante de trotinetes Superpedestrian está a estabelecer a sua operação e as suas trotinetes, com novos recursos de segurança, em cidades de todo o mundo, incluindo locais com maior necessidade desta tecnologia inovadora, como Los Angeles”.

A Superpedestrian, neste momento, opera em 60 cidades, 10 países, com 60% dos seus mercados globais localizados na Europa. A sua frota de menor dimensão, composta por 25 trotinetes, está na pequena cidade italiana de Isola Delle Femmine, na Sicília, e a maior, localizada em Los Angeles, EUA, com cerca de 5.000 trotinetes.

No geral, a distância média de uma viagem em trotinetes Superpedestrian é de cerca de 2,4 km, enquanto o tempo médio de uma viagem é de 12 minutos. A plataforma equipada com um sistema de auto-aprendizagem, de autodiagnóstico e auto-recuperação da empresa, Vehicle Intelligence, realizou cerca de 15 triliões de check-ups de veículos, durante esse período de tempo.

Durante dois anos de operações globais da Superpedestrian, os utilizadores percorreram mais de 17,7 milhões de quilómetros e usufruíram das trotinetes durante dois milhões de horas. Isto traduzindo-se em mais de 4,8 milhões de quilómetros de viagens de carro evitadas, ajudando a cumprir a missão da empresa em servir cidades com uma mobilidade mais segura, sustentável e mais acessível a todos, ao mesmo tempo que reduz as emissões de carbono. No mesmo período, o número de colaboradores da empresa aumentou para mais de 500, desde 30 de março de 2020 até aos dias de hoje.

“Com um design mecânico e robusto, com tecnologias avançadas de autodiagnóstico e autoproteção e recursos inovadores de proteção para os utilizadores, tornando a nossa trotinete partilhada a ideal para cidades em todo o mundo, estamos muito satisfeitos em ver a nossa cuidadosa abordagem reconhecida pela Fast Company”, afirma Haya Verwoord Douidri, vice-presidente de Global Market expansion, policy and strategy.

7. FreeWire

O carregador da FreeWire permite o carregamento rápido em qualquer lugar, fornecendo carregamento DC de alta potência ao aceder a infraestrutura de rede de baixa tensão existente e trabalhando mesmo quando a rede está inativa, graças às baterias de iões de lítio integradas.

O Boost é o único carregador EV rápido com bateria integrada disponível comercialmente nos EUA; no Reino Unido, a BP planeia instalar mais de 500 carregadores nas estações.

8. AEye

O sensor Lidar de última geração configurável por software da empresa AEye garante quatro vezes o alcance e cinco vezes mais “deteções” do que o Lidar convencional. Em 2021, a multinacional alemã Continental AG anunciou que integraria o lidar da AEye na sua plataforma de condução autónoma, iniciando a produção em massa em 2024. A AEye também fez uma parceria com a empresa de tecnologia autónoma TuSimple para aplicações em transportes pesados ​​e com a Nvidia para integrar o AEye nos seus sistemas autónomos.

9. Ample

Em 2021, a Ample, com sede em São Francisco, revelou uma tecnologia de troca de bateria de veículos elétricos, ao estilo Lego, usando estações equipadas com robots. O seu sistema, de acordo com a Ample, é três a quatro vezes mais rápido que as soluções de carregamento atuais. Em janeiro, a Ample fechou uma parceria com a Uber, que usará as estações de troca nalguns locais da Bay Area e na Europa, onde a Uber pretende eletrificar metade das suas viagens nas principais cidades.

10. Merchants Fleet

À medida que as compras on-line aumentaram e os clientes enfrentaram uma procura sem precedentes por serviços de última milha durante a COVID-19, esta empresa de gestão de transportes de New Hampshire, com quase 60 anos, colocou 15.000 veículos na estrada em 2021, entregando três milhões de encomendas por dia.

Como a pandemia “secou” a oferta nacional de veículos usados, a empresa lançou o Merchants Commercial Sales, disponibilizando transportes comerciais em segunda-mão ​​para clientes e iniciou o programa GuaranteeBuy para permitir que os clientes vendam veículos da frota subutilizados por um preço de mercado garantido e justo. Em 2021, a Merchants Fleet anunciou uma iniciativa para eletrificar 50% da sua frota até 2025, com planos para comprar 12.600 novos veículos elétricos EV600 da marca BrightDrop, detida pela GM.