Aston Martin lança moto inspirada no seu carro mais radical

10/11/2022

Só 88 unidades inspiradas no espectacular Aston Martin Valkyrie AMR Pro, por preços bem acima dos 100 mil euros…

A Aston Martin voltou a colaborar com a especialista Brough Superior na criação de uma nova versão daquela que foi a sua primeira moto desportiva, a espetacular AMB 001, com 180 CV de potência extraídos a partir de um motor V2 turbo.

Agora, com uma produção limitada a apenas 88 unidades e exclusiva para utilização em pista, a nova AMB 001 Pro inspira-se no Aston Martin AMR Pro, que só pode ser conduzido em circuito e do qual só foram construídas 40 unidades, com o motor V12 de 6.5 litros — de origem Cosworth — capaz de debitar mais de 1000 cv e atingir 11 000 rpm.

Além das prestações que se adivinham fora de série, as influências estão, desde logo, na estética muito agressiva, com a moto desportiva a receber redesenhadas proteções laterais e novos spoilers à frente e atrás, encarregues de aumentar a força descendente. E usando a mesma pintura de corrida Verdant Jade do supercarro, com elementos em fibra de carbono exposta e acabamento acetinado.

Já o motor sobrealimentado de dois cilindros em ‘V’ e 997 cc de cilindrada foi trabalhado para chegar aos 228 cv potência, mais 48 cv do que a AMB 001 convencional.

Embora não sejam referidos dados relativos às performances, a marca anuncia relação potência-peso de 1,30 cv/kg, o que dá uma ideia do seu potencial…

Quanto aos preços, seguramente acima dos 108 mil euros pedidos pela AMB 001.

A AMB 001 Pro será produzida na fábrica da Brough Superior, em Toulouse, França.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.