A Toyota foi obrigada a parar a produção em 14 fábricas, depois de vários fornecedores da marca terem sido alvo de um ataque informático no Japão.

Contas feitas, os ataques terão inviabilizado a produção de 13 mil veículos, revelou o Grupo Toyota em comunicado.

De acordo com a agência Reuters, os alvos dos piratas informáticos foram essencialmente produtores de componentes eletrónicos e peças.

Uma das empresas atingidas, a Kojima Industries, informou que encontrou um vírus nos seus servidores juntamente com uma mensagem ameaçadora escrita em inglês, que não foi ainda revelada.

Os especialistas procuram agora encontrar a origem software malicioso, sem descartar uma ligação à tomada de posição do Japão, condenando a invasão da Ucrânia por parte da Rússia.

Em declarações à imprensa, o porta-voz do governo, Hirokazu Matsuno, confirmou “um ciberataque” contra a fornecedora de peças Kojima Industries, mas declarou que o caso ainda está a ser investigado, alertando ainda que “o risco de ciberataques cresce devido à situação atual, incluindo a Ucrânia”, e pedindo às empresas que “fortaleçam as medidas de cibersegurança”.

A Toyota afirmou que pretende retomar esta quarta-feira a produção em todas as 28 linhas das 14 fábricas japonesas afetadas.