Atenção ao roubo de catalisadores! GNR dá dicas para proteger o seu carro

19/02/2022

Em Portugal, são roubados 20 catalisadores de automóveis por dia. A GNR deixa algumas pistas para dificultar o trabalho dos criminosos?

Produzidos com recurso a metais raros especialmente valiosos como o ródio, o paládio ou a platina, independentemente de se encontrarem praticamente novos ou muito usados, os catalisadores dos automóveis continuam a ser alvo da atenção dos criminosos em Portugal. Os números oficiais revelam que, em média, são furtados 20 catalisadores a carros por dia, uma ameaça que continua a aumentar, acompanhando a escalada de preço destes metais no mercado.

De acordo com a polícia, a maioria dos criminosos utiliza uma serra circular elétrica convencional ou recorre ao corte a quente e não precisam de mais do que 2 ou 3 minutos para conseguirem extrair o catalisador de um automóvel, em plena luz do dia!

A pergunta é: como evitar ou dificultar o trabalho dos ladrões? Nas lojas de acessórios mais especializadas estão à venda as chamadas gaiolas, peças metálicas especialmente concebidas para proteger os catalisadores dos roubos. Não são 100% eficazes, mas ajuda a tornar mais difícil e demorado o trabalho de extração da peça. Neste tipo de crime, o tempo é tudo, pelo que a gaiola pode mesmo ser um trunfo.

Outros métodos passam pela prevenção. A Guarda Nacional Republicana (GNR) recorreu ao Facebook para deixar algumas dicas aos automobilistas, começando por recomendar que o estacionamento da viatura seja feito preferencialmente em áreas movimentadas ou zonas bem iluminadas.

https://www.facebook.com/GuardaNacionalRepublicana/posts/4903586409739039

A GNR sugere também que os próprios cidadãos assumam uma atitude vigilante, recolhendo, sempre que possível, “dados de veículos suspeitos e estranhos na zona”, que podem ser partilhados com as autoridades, de forma a facilitar alguma investigação ou mesmo antecipar situações de risco. Entre os indícios do furto de catalisadores, atenção às viaturas levantadas no estacionamento com o macaco, eventuais sons de corte ou perfuração num estacionamento ou garagem, etc.

Em caso de flagrante deve “recolher o número máximo de elementos de informação possível” e alertar de imediato as autoridades.

Também a PSP sublinha que é “fundamental que os ofendidos apresentem sempre queixa, mesmo em caso de mera tentativa”, pois só ao dar conhecimento do crime está a acionar o mecanismo que permite “iniciar a investigação e chegar mais facilmente à identificação dos seus autores”.

Mais dicas para evitar o roubo

De acordo com aquela força de segurança deve-se evitar estacionar metade no passeio e metade na estrada, pois estará a facilitar o acesso à localização do catalisador, podendo este ser retirado sem ser necessário elevar o carro com o recurso ao macaco.

Importante também para combater este tipo de furtos é que não se recorra ao mercado paralelo para adquirir catalisadores.