A Audi construiu, finalmente, este automóvel, o Schnellsportwagen, e apresentou-o ao público pela primeira vez no Goodwood Festival of Speed, em Inglaterra, em meados de julho. Voltemos ao tempo em que o Auto Union Type 52 foi imaginado: a Auto Union AG, formada em 1932 a partir da fusão da Audi, DKW, Horch e Wanderer, tornou-se um concorrente do desporto automóvel desde cedo, fazendo do seu novo logótipo, os quatro anéis, um nome conhecido em todo o mundo.
No mesmo ano, foram publicadas as regras para a nova fórmula de 750 kg utilizada nos Grandes Prémios realizados de 1934 a 1936. Em 1933, a Auto Union AG encomendou assim ao gabinete de design de Ferdinand Porsche, em Estugarda, o desenvolvimento de um automóvel de corrida baseado na fórmula de 750 kg. O trabalho no Auto Union Type A (internamente, Porsche chamou-lhe Type 22) começou em março de 1933. Apenas um ano mais tarde, Hans Stuck estabeleceu um recorde mundial ao conduzir o automóvel no circuito AVUS em Berlim. Quando os inovadores veículos de competição da Auto Union e da Mercedes-Benz entraram na cena internacional das corridas, nasceu a lenda dos Silver Arrows.
Rápidos como uma flecha, estes lendários automóveis cativaram o público com o seu design futurista e tecnologia revolucionária. Enquanto a Mercedes-Benz privilegiava os motores montados à frente, a Auto Union foi a primeira a colocar o motor atrás do condutor. Este formato de motor central continua a ser o padrão na Fórmula 1 atualmente. Nos anos que se seguiram, a Auto Union estabeleceu vários recordes mundiais, vencendo inúmeras provas de montanha, três Campeonatos Alemães e o Campeonato Europeu em 1936 com o avançado Auto Union Type C. E o resto é história…
Ou talvez não exatamente, pois há uma parte da história que ainda não foi contada. Poucas pessoas sabem que, enquanto os automóveis de corrida dos Grandes Prémios estavam a ser desenvolvidos, a Auto Union AG e o gabinete de design de Ferdinand Porsche também planeavam uma berlina desportiva para utilização em estrada. Os documentos do projeto denominavam o veículo “Schnellsportwagen”, aparentemente o nome de marketing pretendido. Atualmente, com as suas características distintivas, o automóvel assemelha-se mais a um Gran Turismo clássico.O Auto Union Type 52, como o projeto veio a ser conhecido, destinava-se a ser vendido a clientes para condução em corridas de longa distância, como a Mille Miglia, ou em competições de automóveis desportivos, como as corridas de resistência em Spa-Francorchamps ou Le Mans. Também se falou da possibilidade de o modelo ser um automóvel de corrida de fábrica.
A dinâmica desportiva e a adequação ao quotidiano constam das especificações do caderno de encargos do Auto Union Type 52
Já no final de 1933, o gabinete de design da Porsche elaborou os primeiros esboços de design, os quais assumiram uma forma mais concreta em 1934. Os responsáveis pelo projeto decidiram construir um veículo de teste – mas, tanto quanto sabemos hoje, este nunca se concretizou.
O projeto foi abandonado em 1935 e o seu rasto perdeu-se nos arquivos da Audi e da Porsche. Mas os criadores deixaram muito trabalho inovador registado em papel. Foi baseado na tecnologia do veículo de corridas Grand Prix que foi desenvolvido na mesma altura: O chassis do Auto Union Type 52 foi concebido como uma estrutura de longarinas e travessas com um motor montado a meio.
Em comparação com o modelo lendário de Grand Prix, a potência foi reduzida, mas a excelente performance permitia-lhe atingir, segundo calculado pelos engenheiros, cerca de 200 km/h, o que mostra que o Schnellsportwagen teria feito jus ao seu nome. No seu tempo, teria sido um dos mais potentes veículos de estrada apontados às competições de desportivos – um verdadeiro “Schnellsportwagen”.
Construir o automóvel: Documentos históricos como ponto de partida
A Audi encomendou à Crosthwaite & Gardner a construção do Auto Union Type 52 com base em documentos de arquivo, planos e esboços de design. Os especialistas britânicos em restauro também fizeram a curadoria dos Silver Arrows para a coleção de veículos históricos da Audi e, após vários anos de trabalho, terminaram a construção do Schnellsportwagen em 2023.
Todos os componentes são feitos por medida e foram fabricados à mão especificamente para o modelo. Com mais de cinco metros de comprimento, o Auto Union Type 52 causa impacto: A sua silhueta alongada reflete a forma como os engenheiros conceberam o automóvel para otimizar a aerodinâmica e obter o máximo desempenho. Ao contrário dos seus irmãos Grand Prix, o automóvel é mais adequado para a condução quotidiana, tal como os designers pretendiam, com um tejadilho suspenso, faróis e espaço para a bagagem.
Enquanto o motor, a transmissão e a caixa de 5 velocidades foram herdados do modelo apontado aos Grandes Prémios, os engenheiros optaram por soluções técnicas diferentes para a suspensão e o amortecimento. Em vez de uma combinação de molas transversais e amortecedores de fricção como no Auto Union Type 22, o Type 52 utiliza uma suspensão de molas de torção longitudinais em combinação com amortecedores hidráulicos.
Durante o desenvolvimento, o depósito de combustível de 29 galões foi deslocado para debaixo dos bancos. No veículo de corridas Grand Prix, o depósito significativamente maior está localizado diretamente atrás do condutor, no centro de gravidade do veículo, dando ao Silver Arrows uma distribuição de peso ideal, quer o depósito esteja cheio ou vazio. Tanto o Auto Union Type 52 como o Type 22 utilizam travões de tambor nas quatro rodas com jantes raiadas.
Comentários sobre o Auto Union Type 52: Stefan Trauf e Hans-Joachim Stuck
A Audi Tradition apresentou o Schnellsportwagen ao público, pela primeira vez, no Goodwood Festival of Speed de 2024. Stefan Trauf, Diretor da Audi Tradition: “Estamos entusiasmados por apresentar o Auto Union Type 52 no Goodwood Festival of Speed. Este automóvel entusiasma as pessoas com o design e a tecnologia. Para mim, é um absoluto automóvel de sonho. No seu tempo, infelizmente, continuou a ser apenas um sonho – um sonho a que agora, 90 anos depois, conseguimos dar vida. O Auto Union Type 52 demonstra o engenho dos seus criadores e a inovação tecnológica da época. Poder vivenciar o Schnellsportwagen ao vivo é para mim um grande prazer”.
Hans-Joachim Stuck, após o seu primeiro test drive com o Auto Union Type 52: “Quando ocasionalmente conduzo o Auto Union Type C que o meu pai conduziu no seu tempo, nos eventos Audi Tradition, a excitação e o fascínio dos fãs do desporto automóvel são palpáveis. É uma grande honra e prazer conduzir o Auto Union Type 52 em Goodwood pela primeira vez. O Schnellsportwagen é simplesmente de cortar a respiração: O seu som é incrivelmente marcante – como se viesse de uma orquestra. E o design do Auto Union Type 52 deixa-nos praticamente boquiabertos – é genial!”
Por último, mas não menos importante, um olhar sobre os desafios enfrentados na construção deste modelo único
O Auto Union Type 52 não foi entregue num estado finalizado, pelo que não existem fotografias de um modelo acabado. Durante a dissolução da Auto Union AG na zona de ocupação russa após a Segunda Guerra Mundial, a maioria dos automóveis históricos Grand Prix desapareceu, assim como muitos ficheiros e fotografias. Da mesma forma, não existem relatos verificados de contemporâneos que permitam tirar conclusões sobre a configuração final do Schnellsportwagen planeado, se é que alguma vez existiu. No entanto, os planos fornecem uma visão clara da direção do desenvolvimento e dos objetivos que os engenheiros perseguiam.
Durante a fase de construção, a Audi Tradition e os especialistas da Crosthwaite & Gardiner estiveram em constante e intensa comunicação, durante a qual Timo Witt, Diretor da coleção de veículos históricos da Audi, teve que resolver uma série de questões técnicas. Tiveram de ser tomadas decisões a favor ou contra soluções técnicas individuais. Witt hoje, depois de terminar o projeto do automóvel, comenta: “Uma ideia que resultou da nossa intensa troca de impressões é que os criadores dos anos 30 teriam provavelmente de ajustar alguns dos pormenores técnicos durante os testes.
Da mesma forma, tivemos de alongar a distância entre eixos do Auto Union Type 52 em comparação com os documentos originais do projeto, porque era tecnicamente inevitável em combinação com outros componentes, como a suspensão dianteira, o motor, a direção e a transmissão. O interior é inspirado nos veículos de corrida Grand Prix da Auto Union, com uma interpretação moderna de cores e tecidos.”
Nenhum dos documentos especificava a cor que o automóvel teria na altura. Assim, a Audi Tradition tomou novamente o veículo de corrida como base e escolheu a cor Cellulose Silver para o acabamento. Quando se tratou do motor que iria equipar o Auto Union Type 52, a Audi decidiu conscientemente desviar-se do plano original dos projetistas. A Audi Tradition utilizou o motor de 16 cilindros do Auto Union Type C e a sua potência não foi limitada no Type 52 para garantir a compatibilidade com os automóveis de corrida Grand Prix.
Por esta razão, o motor funciona com uma mistura especial de metanol. Com base nas informações transmitidas, que a Audi Tradition interpretou e implementou com grande cuidado, o Auto Union Type 52 que foi apresentado pela primeira vez em Goodwood é a mais fiel aproximação ao Schnellsportwagen Auto Union Type 52 que foi imaginado há cerca de 90 anos, mas que nunca foi construído – até agora!