Audi pede desculpa por anúncio “insensível” com criança

09/08/2020

A imagem de uma menina a comer uma banana encostada à grelha do Audi RS4, que a todos no departamento de comunicação da marca dos quatro anéis pareceu totalmente inofensiva, originou uma avalanche de críticas na Internet. A segunda polémica do género a envolver uma marca do Grupo Volkswagen em poucos meses.

Poucos meses depois de um dos anúncios na campanha promocional do novo Golf ter sido retirado após acusações de racismo, a Audi reagiu da mesma forma a uma verdadeira avalanche de comentários críticos dirigidos a uma imagem publicitária da marca.

Nas redes sociais, a marca foi alvo de críticas por quem considerou a campanha imprudente e “insegura”, por mostrar uma criança na frente de um carro numa zona sensível, com visibilidade reduzida o condutor. Mas houve também que apontasse o dedo ao construtor por explorar a imagem de uma criança para difundir uma mensagem “sexualmente provocadora”.

Depois de decidir retirar o referido anúncio, a marca usou as redes sociais para formalizar um pedido de desculpas: “Ouvimos e queremos esclarecer: nós preocupamo-nos com as crianças. O Audi RS4 é um carro de família”, esclareceu a Audi no Twitter, a plataforma escolhida para a divulgação do polémico anúncio. De acordo com marca alemã, foram produzidas várias imagens com diferentes membros de um agregado familiar com o único objetivo de vincar o cariz prático e funcional do modelo desportivo. “Esperávamos conseguir passar estas mensagens, mostrando que até para os participantes menos fortes no trânsito [como as crianças] é possível relaxar” graças à tecnologia do RS, explicou em comunicado oficial, sublinhando que a “Audi nunca quis magoar os sentimentos de ninguém”.

Ainda na rede Twitter, a Audi assumiu que a imagem poderia ser considerada “insensível”, garantindo que irá estudar o caso internamente.