Audi RS3 Performance Edition é muito mais especial

21/10/2022

A Audi decidiu lançar a Performance Edition do RS3, que acentua ainda mais as caraterísticas desportivas deste compacto, que chega agora os 407 CV e aos 300 km/h de velocidade máxima. A exclusividade fica assegurada pela produção limitada a 300 unidades.

Nesta versão, a potência foi aumentada para 407 CV, com o binário máximo a ser de 500 Nm, mas com um regime de aproveitamento superior, entre as 2250 e as 5700 rpm. É a primeira vez que um modelo deste segmento atinge os 300 km/h de velocidade máxima anunciada. Utilizando a função de ‘Controlo de Partida’, a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 3,8 segundos. Esse aumento das prestações foi conseguido graças a um ligeiro aumento na pressão do turbo de singelos 0.1 bar (para 1.6 bar).

O motor está acoplado à caixa S tronic de sete velocidades, de dupla embraiagem, com tempos de passagem curtos entre cada relação. A sonoridade, por seu turno, continua reveladora da sua potência graças a ao escape desportivo com um silenciador modificado e novas saídas de escape em preto brilhante, sendo ainda auxiliado pelo sequência de ignição característica dos seus cinco cilindros (1-2-4-5-3).

Ao nível do chassis, a Audi aposta numa afinação totalmente focada para uma condução dinâmica, com camber das rodas negativo, braços mais rígidos, barra estabilizadora RS mais rígida e, para esta edição especial, suspensão desportiva RS com amortecimento adaptativo proposto de série. Este sistema confia num elaborado controlo eletrónico do chassis por via de diversos sensores que medem a aceleração lateral e o movimento individual de cada roda, ajustando assim o amortecimento de forma adequada.