Audi Tradition celebra os 150 anos da NSU

01/05/2023

Em 1873 Christian Schmidt e Heinrich Stoll fundaram a Mechanische Werkstätte Schmidt & Stoll para produzir máquinas de tricô, que iria evoluir para NSU Motorenwerke AG e por fim, na Audi como a conhecemos hoje e na sua fábrica de Neckarsulm.

Para celebrar este aniversário, a Audi Tradition vai expor no Audi Forum algumas das preciosidades da sua colecção, com uma exibição designada “Innovation, audacity and transformation”, em parceria com a Deutsches Zweirad- und NSU-Museum. A exposição irá estar patente a partir de 14 de Junho.

Tal como indicado na introdução, a empresa remonta a 1873 quando foi fundada em Riedlingen, mudando-se para Neckarsulm em 1880 mudando o seu nome para NSU, que significa NeckarSUlm, devido aos rios que atravessam a cidade. Seis anos depois, apostou num producto que estava bastante em voga, a bicicleta. Em 1900, para começar o novo milénio em força, iniciou a produção de motociclos.

No entanto, a marca alemã não se ficou por aí e apostou nos automóveis logo em 1906, com o Neckarsulmer Motorwagen. Em 1909 já mil trabalhadores eram responsáveis pela produção de 450 automóveis. Em 1923 esse número chegou aos 4.070 trabalhadores que produziam um automóvel a cada duas horas, um motociclo a cada 20 minutos e uma bicicleta a cada cinco minutos.

Nem tudo foram boas notícias e, em 1929, a NSU viu as suas vendas baixar e foi obrigada a parar a produção automóvel e vender a sua nova fábrica, em Heilbronn, à Fiat. O seu foco passou a ser novamente os motociclos, ajudando também pela aquisição da divisão de duas rodas da Wanderer. Em 1936 adquiriu a divisão de bicicletas da Opel e tornou-se a maior fabricante de veículos de duas rodas da Alemanha.

Em 1933 a NSU produziu três protótipos de automóveis desenhados por Ferdinand Porsche com um motor boxer de 1,5L de cilindrada, bastante idênticos ao Volkswagen Beetle, mas por questões financeiras não avançaram para a produção.

Após a reconstrução devido à Segunda Guerra Mundial, a NSU voltou a concentrar-se nas bicicletas, passando para os motociclos aos poucos, inicialmente apenas com motores de 125 e 250cc, terminando nas 500cc, chegando ao topo dos fabricantes de motociclos em 1955.

Com estes bons resultados, a NSU voltou a apostar nos automóveis e em 1958 lançou o Prinz e pouco depois iniciou o desenvolvimento do motor rotativo com Felix Wankel, resultando no NSU Wankel Spider, apresentado em 1963, como o primeiro automóvel de produção com motor Wankel. Em 1967 foi apresentado o Ro 80, bastante revolucionário.

A 10 de Março de 1969 foi assinado o contrato que fundia a Auto Union com a NSU, sob a tutela da Volkswagen, formando a AUDI NSU AUTO UNION AG. Em 1977 o último NSU saia da linha de produção e a empresa passava-se a chamar apenas Audi AG.