Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista
Em 1995, a Audi tomou de assalto o salão automóvel de Frankfurt com um modelo que prometia revolucionar o mercado: o Audi TT Coupe Concept. Pouco depois, a marca dos anéis dá o golpe de mestre ao exibir a variante Roadster, Audi TTS Concept, no Salão de Tóquio. Arrebatou corações em 1998, ano de estreia no mercado. 20 anos depois e com três gerações somadas, a Audi continua a investir num dos seus modelos mais vendidos.
Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista

A silhueta é inconfundível e por isso, bastou um ligeiro vislumbre para perceber que estávamos perante aquele que é um dos modelos mais bem-sucedidos do território dos roadsters. Concorrente número 1 do Mazda MX-5, o Audi TT não demorou a conquistar a sua parcela de terreno, assim como uma clientela fiel.

Nesta sala de exposições improvisada, numa oficina de comboios abandonada nos arredores de Munique, exibe-se com o seu antecessor ao fundo: o concept TTS de 1995. Fácil de identificar graças às características costuras “beisebol” presentes nos bancos em pele castanha “mocassin” e o tom cinzento “Nano Grey” da carroçaria. Observamos atentamente este pedaço de história. Que diferença! Embora seja um concept, a evolução é flagrante. Há 20 anos, os carros eram bem mais pequenos e o conceito de conforto evoluiu de forma galopante. Ainda assim, é um modelo impressionante. Debaixo do capô está um motor 1.8 litros turbo de 210 cv que leva este modelo a ir dos 0 aos 100 km/h em seis segundos. Há 20 anos, era qualquer coisa.

Caminhamos para a terceira geração. Maior, imponente, sexy. Preenche os requisitos do que se procura num Roadster. Melhor, esta é uma edição especial com algumas características específicas. Mas quanto a isso, já lá vamos.

Um novo livro de estilo

A Audi implementou várias melhorias no TT e TTS. Esteticamente, nota de destaque para a nova grelha e as novas jantes de 18 a 20 polegadas. Além disso, um amortecedor S-Line agora é padrão em todos os modelos TT.

Além disso, o equipamento de série do Audi TT foi ampliado. O TT inclui conectividade Bluetooth, Drive Select, um sensor de luz e chuva, espelhos retrovisores aquecidos, portas USB iluminadas e um volante multifuncional. O Virtual Cockpit também possui um novo formato desportivo. Opcionalmente, a Audi fornece tecnologia LED ou Matrix LED.

Estará disponível para encomenda ainda durante o terceiro trimestre do ano, estando prevista a entrega aos clientes ainda durante este ano. Quanto ao Audi TT S, estará disponível pouco tempo depois.

Novas nomenclaturas

Os motores foram rebatizados de acordo com a nova estratégia da marca que disse adeus aos motores a Diesel. O nível de entrada (mais fraco) foi rebatizado de 40 TFSI, um bloco de 197 cv e 320 Nm de binário. A segunda opção é o 45 TFSI de 245 cv e 370 Nm, disponível com tração dianteira ou integral (quattro).

A fórmula que se mantém é a do 2.0 TFSI de 306 cv, presente nos modelos TTS Coupé e TTS Roadster. O primeiro é capaz de atingir os 100 km/h em 4,5 segundos e o TTS Roadster em 4,8 segundos.

Edição especial Audi TT 20 Years Edition

“On n’a pas tout les jours vingts ans”- Não temos vinte anos todos os dias- cantava Berthe Sylva em 1935. Frase carregada de sapiência por parte da cantora popular francesa que destacava a importância de viver um dia de cada vez. Ora, para comemorar os vinte anos do modelo que já vendeu 600 mil exemplares no mundo, a Audi festeja à grande e à…alemã. A marca dos anéis lançou uma edição especial de aniversário que deixa uma clara homenagem ao modelo que lançou o isco em 1995. A mesma assinatura estética (embora mais discreta) no exterior e interior do carro.

Em tom cinzento “Arrow”, ou “Nano” a edição é limitada a 999 carros e está disponível na vertente Coupe e Roadster. Quanto a motorização, essa é única: 45 TFSI Quattro. O preço ainda não foi divulgado.

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