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Austin Champ, o todo o terreno militar britânico que veio substituir o Willys Jeep

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No final dos anos 40, e devido ao sucesso do Willys MB Jeep durante a Segunda Guerra Mundial, o exército britânico pediu o desenvolvimento de um veículo semelhante, mas que atendesse às necessidades do Reino Unido à então designada Nuffield Organization, que integrava as marcas Morris, Wolseley, MG e Riley.

Apesar dos protótipos terem sido desenvolvidos sob a marca Wolseley em 1947, o modelo final iria ser vendido através da Austin, após esta ter integrado o grupo, e a sua designação é “Truck, 1/4 ton, CT, 4×4, Cargo & FFW, Austin Mk.1”, apesar da sua designação oficial ser FV1801A e Austin Champ para o mercado civil. A produção do Champ ocorreu entre Setembro de 1951 até Maio de 1956, sendo substituído pelo Austin Gipsy. No total terão sido produzidos cerca de 13 mil exemplares, distribuídos por três versões, o Utility, o Cargo e o Radio.

Ao nível mecânico está equipado com o motor militar B40 a gasolina de quatro cilindros em linha da Rolls-Royce, designado de WN1 pela Austin, com 2,8L de cilindrada, capaz de produzir 80cv de potência. No caso dos modelos civis, designados internamente por WN3, estavam na sua maioria equipados com motores modificados do Austin A90 Atlantic. Acoplado ao motor está uma caixa manual de cinco velocidades que enviava a potência para as rodas traseiras, ou para as quatro quando necessário. A suspensão é independente nas quatro rodas, com triângulos sobrepostos e barras de torção longitudinais, desenvolvida por Alec Issigonis, o pai do Mini.

Presente neste artigo está um Austin Champ de 1955 pintado na icónica cor militar Deep Bronze Green, que pertenceu ao mais aficionado por estes modelos, que o equipou com bastantes extras da época, como um snorkel e um raro farol Butler. Por este Champ pertencer à versão Radio está equipado com sistema eléctrico de 24 voltes, um alternador de duas fases e os bancos traseiros podem ser completamente rebatidos para assim ser montado o sistema de rádio.

No passado dia 24 de Abril foi vendido num leilão na plataforma do The Market by Bonhams, por 14.500 libras, cerca de 16.700 euros. O valor incluiu ainda o pequeno reboque que acompanha o automóvel.