Um estudo da OCU, associação que é o equivalente à DECO em Espanha, realizou um curioso estudo que avalia como cresceram os automóveis nos últimos anos. E os resultados surpreendem.
De acordo com esta pesquisa, os carros aumentaram muito em tamanho e em mais de metade o seu peso.
A culpa é dos SUV
Para chegar a esta conclusão, a equipa de investigadores da OCU comparou alguns dos formatos automóveis mais populares com os modelos equivalentes de há trinta ou quarenta anos.
Em quase todos os segmentos do mercado, os SUV são dominadores (representam 60% das vendas), fazendo com a média dos novos modelos aumentasse não só em altura, mas também no comprimento, em largura e no peso.Curiosamente, apesar deste aumento no tamanho dos carros, a lotação a bordo não acompanha a tendência, tanto mais que escasseiam as opções com mais de cinco lugares.
De pequenino…
Onde o aumento das proporções tem sido verdadeiramente exponencial é no segmento dos utilitários, são carros que não perderam o seu vínculo à cidade, mas que estão cada vez maiores.
A título de exemplo, o estudo compara o mítico Renault 5 com modelo semelhante atual, o Dacia Sandero, um automóvel que tem um posicionamento idêntico e é produzido pela mesma empresa.
Outros dois modelos que encaixam no mesmo conceito, separados por quatro décadas, são o Toyota Corolla atual e o Renault 9 de 1983: o carro mais moderno é 48% mais pesado e 40 centímetros mais comprido.
Nas berlinas familiares há mais contenção. Comparando o Tesla Model 3 da geração atual, 100% elétrico, com o Renault 18 a gasolina, o mais recente é 34 cm mais comprido, 9 com mais alto e até 96% mais pesado.