Publicidade Continue a leitura a seguir

Autocaravana só precisa que o sol brilhe para andar

Publicidade Continue a leitura a seguir

A autocaravana Stella Vita só precisa que o astro-rei brilhe para conseguir o combustível de que precisa para andar.

 

Depois do Stella Era, o primeiro elétrico com carregamento solar e capacidade para funcionar como estação de carregamento para outros veículos, a Solar Team Eindhoven, equipa composta por um grupo de estudantes de engenharia da Universidade Técnica daquela cidade dos Países Baixos, criou a primeira autocaravana solar híbrida, que só precisa que o astro-rei brilhe para conseguir o combustível de que precisa para andar.

Aos comandos deste modelo Stella Vita, sucessora da Stella Vie de 2017, com a mesma tecnologia de painéis fotovoltaicos para gerar eletricidade, vão percorrer 3.000 quilómetros, desde Eindhoven até Tarifa, no sul de Espanha.

De acordo com os seus criadores, os painéis solares com 8,8 m² podem recuperar energia suficiente para percorrer 100 quilómetros. Quando o veículo está estacionado, podem ser abertas as placas solares adicionais, ampliando a superfície vidrada para um máximo de 17,5 m². Nesta configuração o teto está elevado para permitir que os ocupantes possam estar de pé e deslocar-se no seu interior, onde há cozinha, zona de refeições e cama com casa de banho e chuveiro.

Contas feitas, esta autocaravana solar híbrida pode percorrer até 730 quilómetros em dias de sol. A bateria com 60 kWh de capacidade tem autonomia para 600 quilómetros elétricos.

A Stella Vita parte de Eindhoven no domingo, 19 de setembro, em direção a Bruxelas, seguindo-se paragens programadas em França (Paris e Le Mans) e em várias cidades de Espanha.