Autocarro a hidrogénio H2.City Gold em Madrid

12/02/2022

A empresa espanhola de transportes Alsa adquiriu um autocarro fuel cell à Caetano Bus, o H2.City Gold de 12 metros de comprimento.

Depois da Transports Metropolitans de Barcelona (TMB), a maior operadora de transportes públicos na área metropolitana de Barcelona, ter adjudicado à CaetanoBus oito autocarros a hidrogénio H2.City Gold de 12 metros, foi a vez da empresa espanhola de mobilidade Alsa adquirir um autocarro fuel cell à empresa portuguesa.

O autocarro funcionará numa linha urbana, a Linha 4 na cidade de Torrejón de Ardoz (Madrid), que faz parte da rede de transporte público da Comunidade de Madrid gerida pelo Consórcio Regional de Transportes de Madrid (CRTM).

Durante 2021, o H2.CityGold foi testado pela Alsa em diferentes operações em Madrid, Oviedo, Bilbao e Zaragoza

A entrada em serviço deste autocarro na capital espanhola torna-se possível graças a uma linha de hidrogénio introduzida nas instalações da Alsa, a primeira disponível na Comunidade de Madrid para transporte público.

Autocarro a hidrogénio da Caetano Bus

O modelo H2.CityGold de 12 metros é 100% livre de emissões. Utiliza o hidrogénio como fonte de energia e a sua célula de combustível, com tecnologia Toyota, gera eletricidade, o que faz com que emita apenas vapor de água, sendo também isento de emissões de ruído.

Quer o 100% elétrico e.City Gold, quer o autocarro a hidrogénio o H2.City Gold passaram a ter a marca Toyota.

Para Nuno Carvalho, Chief Commercial Officer da CaetanoBus, “é uma grande honra ter um autocarro Caetano na frota de um operador com uma preocupação tão clara no combate às alterações climáticas. Os compromissos da Alsa em relação à sustentabilidade são ambiciosos e temos certeza de que nossos autocarros contribuirão com um ótimo desempenho ambiental. É a prova de que só o alinhamento entre operadores privados e públicos, políticas governamentais e fabricantes pode dar bons resultados neste setor”.