Fábrica da Volkswagen, em Palmela, deverá ultrapassar este ano a fasquia das 250 mil unidades produzidas.

Na fábrica da Autoeuropa, na região de Palmela, o ano de 2019 pode ser de recorde de produção, estimando-se que aquela unidade da Volkswagen deverá ultrapassar o marco inédito das 250 mil unidades produzidas. São números avançados na edição de hoje do Jornal de Negócios, que afirma que a empresa já confirmou internamente o referido objetivo. A confirmar-se a informação, a unidade que o Grupo alemão detém em Portugal registará um aumento na produção de cerca 14%, reflexo de uma nova política de turnos, que ditou o aumento para dezanove semanais, e da redução do número de paralisações em agosto.

Dos mais de 240 mil carros que saídos das linhas de montagem da Autoeuropa ao longo deste ano, 70% são unidades do Volkswagen T-Roc; 30% dizem respeito aos monovolumes Sharan e Alhambra.

Já no final de setembro, a estimativa da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) apontava que o total de produção no nosso país era de 258.388 automóveis, o que representa um crescimento de 17,6% face ao período homólogo de 2018.

Portugal no ‘G30’ dos produtores de automóveis

Com o aumento de produção automóvel verificado nos últimos anos, com o contributo decisvo da fábrica da Autoeuropa, mas também das unidades da PSA em Mangualde, da Mitsubishi, no Tramagal, e em Ovar, com a Toyota Caetano, Portugal vem galgando posições no ranking dos países produtores de automóveis, passando a ocupar lugar no top30 dos mais relevantes. No fecho de 2019, ao ultrapassar a fasquia das 300 mil unidades fabricadas, não deverá deixar fugir esse estatuto mundial.