Recorrendo à partilha de informações pela ‘nuvem’ (‘cloud’), os automóveis da Skoda vão passar a alertar para o perigo de condutores em contramão nas autoestradas. O objetivo é alertar atempadamente sobre o risco de encontrar um veículo no sentido contrário, evitando situações de risco de colisão grave com tecnologia fornecida pela alemã Bosch.

Com o seu sistema de alerta ao condutor em contramão, com base na ‘cloud’, a Bosch desenvolveu uma solução que avisa, tanto o condutor que se encontra na direção errada, como todos os utilizadores da estrada sob risco de perigo iminente em segundos. A Skoda é a primeira marca automóvel no mundo a incorporar este sistema de alerta ao condutor, com um aviso emitido diretamente no ecrã do cockpit do veículo, recorrendo a uma nova aplicação de infoentretenimento.

Assim, a partir do primeiro trimestre de 2021, este sistema estará disponível em modelos como o Superb, Scala, Kamiq, Karoq e Kodiaq equipados com os melhores sistemas de infoentretenimento. Outros modelos irão receber essa tecnologia ainda antes do final do ano.

“O nosso objetivo é colocar o sistema de alerta ao condutor em contramão no máximo de automóveis – uma visão que está em linha com a nossa filosofia de ‘Tecnologia para a vida’. Cada morte, cada ferido, provocado por condutores que se encontram na faixa errada já é demais para nós”, afirma Mathias Pillin, Presidente da nova divisão de Cross-Domain Computing Solutions da Bosch.

Método simples de alerta

O sistema funciona de forma simples, sempre com recurso à tecnologia de partilha de dados online. À medida que um veículo se aproxima de uma entrada ou saída de uma autoestrada, o sistema envia automaticamente a sua posição atual GPS de forma anónima para a ‘cloud’, na qual um software da Bosch compara então a direção atual do veículo com a direção de viagem permitida. Se essas duas informações entrarem em conflito, o sistema alertará o condutor que está no caminho errado, piscando um aviso de alerta no visor. A característica distintiva desta solução é que o aviso ocorre em apenas alguns segundos. Na grande maioria dos casos, isso ocorre antes mesmo do condutor entrar na rodovia.

Além disso, a Bosch e a Skoda estão a planear que a aplicação avise, também, de forma imediata todos os utilizadores da estrada que se aproximam e que estão ligados e potencialmente em risco. Este recurso deve estar disponível ainda este ano, embora dependa da quantidade de utilizadores ligados.

“Quanto mais veículos estiverem conectados à app da Bosch de alerta ao condutor em contramão, mais estreita será a rede de segurança invisível”, explica Pillin. Assim que o veículo sai da área de entrada ou saída da autoestrada, a troca de dados entre o veículo e a ‘cloud’ é encerrada. Além de equipar os veículos da Skoda com este sistema de aviso, a Bosch está em negociações com outras construtoras de forma a torná-lo um recurso presente em cada vez mais veículos.