No seu esforço de desenvolvimento de tecnologias de segurança e de condução autónoma, o Grupo Renault mostrou um sistema de controlo autónomo que consegue lidar com cenários desafiantes da condução, evitando obstáculos na estrada de forma tão eficaz quanto condutores profissionais.

Tendo como veículo de testes um ZOE, neste caso renomeado Callie, a marca francesa inspirou-se nas reações dos condutores profissionais para a ‘aprendizagem’ do sistema eletrónico, podendo antecipar-se a obstáculos que surjam de forma inesperada na estrada. Este avanço foi levado a cabo pelo Renault Open Innovation Lab – Silicon Valley, o qual faz parte da rede de laboratórios da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e está principalmente focado em desenvolver a segurança e a tecnologia de condução autónoma.

“No Grupo Renault, estamos focados em sermos líderes na inovação de produtos, tecnologia e design,” afirmou Simon Hougard, diretor do Renault Open Innovation Lab – Silicon Valley. “Os nossos esforços na inovação, pretendem desenvolver avançadas tecnologias de condução autónoma em que os clientes possam confiar e que vão permitir viagens mais seguras e confortáveis”, complementou este responsável.

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Este sistema complementa as existentes tecnologias da Renault de assistência à condução (ADAS) e é um importante passo no uso da condução autónoma para melhorar a segurança dos mesmos.

Recorde-se que a marca tem o objetivo de se tornar num dos primeiros construtores automóveis a disponibilizar uma larga oferta de tecnologia “Mind off” em veículos de produção em massa e a disponibilizar uma frota de automóveis-robot. Nos planos da marca está o plano de lançamento de 15 modelos Renault com diferentes níveis de capacidade de condução autónoma até 2022.

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