Avião elétrico mais rápido do mundo tem toque português

09/04/2022

Multinacional portuguesa ajudou a criar solução inovadora para o interior da caixa da bateria que reduz o risco de incêndio.

A Rolls-Royce é um dos grandes construtores aeronáuticos e um dos primeiros a cumprir a promessa de criar um avião elétrico que tenha a velocidade e o alcance de voo dos congéneres de utilização comercial. O construtor britânico já construiu esta máquina, criando o avião elétrico mais rápido do mundo.

Chama-se «Spirit of Innovation» (Espírito de Inovação) e tem “toque” português: utiliza aglomerados de cortiça portuguesa no revestimento isolante da sua caixa de bateria.

A matéria-prima foi fornecida pela Amorim Cork Composites, unidade de negócio da Corticeira Amorim que desenvolve produtos, soluções e aplicações para algumas das indústrias mais sofisticadas do mundo.

O «Spirit of Innovation» tornou-se oficialmente o veículo 100% elétrico mais rápido do mundo em janeiro de 2022, depois de ter a velocidade de 387,4 mph alcançadas durante os voos de teste em novembro de 2021 verificada pela Federação Aeronáutica Internacional – quebrando assim três diferentes recordes mundiais de velocidade.

Três motores elétricos

O sistema propulsão, projetado pela Electroflight com o sistema de bateria integrado, utiliza três motores elétricos de fluxo axial, YASA 750 R, e mais de 6.000 células cilíndricas, Murata VTC6 18650 NCA.

«A caixa da bateria foi uma peça de engenharia extremamente desafiadora, pois todo o sistema de propulsão está conectado à frente da aeronave. A caixa da bateria está, portanto, a fazer um trabalho extremamente importante, não apenas fornecendo contenção no caso de um incêndio na bateria, mas também mantendo a frente da aeronave conectada à estrutura da fuselagem. Além disso, tivemos que manter o peso no mínimo absoluto e garantir que o produto usado para a caixa da bateria fosse altamente resistente ao fogo.», explicou Douglas Campbell, diretor técnico da Electroflight.

«Este foi um projeto extremamente bem-sucedido e tivemos o prazer de fazer parceria com a Corticeira Amorim para trazer inovações ao mercado. A Electroflight espera trabalhar novamente com a Corticeira Amorim para desenvolver novas tecnologias que vão apoiar a eletrificação e a descarbonização da aviação.», acrescentou.

Já António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, não tem dúvidas: «Tem sido uma honra trabalhar com empresas de classe mundial como a Electroflight e a Rolls-Royce para progredir ainda mais no caminho para a descarbonização da aviação. O facto de termos criado uma nova solução que agora pode ajudar outros nesse caminho é extremamente gratificante. Esperamos mais projetos nesta área que defendam o uso da cortiça, um dos mais sustentáveis produtos da Natureza.»