A companhia tecnológica chinesa Baidu anunciou que irá dar início aos testes reais com táxis 100% autónomos nas cidades de Chongqiang e Wuhan, na China.

Graças a uma evolução continuada da tecnologia de condução autónoma, a Baidu garante ter recebido a autorização por parte das autoridades chinesas para arrancar com os testes reais de robotáxis sem condutor naquelas duas cidades.

Embora já tenha serviços semelhantes a funcionar noutras cidades chinesas, como em Pequim, a Baidu apenas agora recebeu autorização para dispensar a intervenção humana no seu serviço de táxis – até aqui, os seus automóveis tinham um condutor humano para garantir a total segurança dos utilizadores e dos demais intervenientes da via pública.

Proprietária de um dos maiores motores de busca do mundo, a Baidu vai começar os seus ensaios da plataforma Apollo Go com recurso a uma frota inicial de cinco táxis autónomas em cada uma das cidades, funcionando em horário e território limitados. No caso da cidade de Chongqiang, irão funcionar entre as 9:30 e as 16h30 num raio de 30 quilómetros quadrados, enquanto em Wuhan irão funcionar entre as 9:00 e as 17h00 num raio de 13 quilómetros quadrados.

Esta aprovação por parte das autoridades é vista também como uma gigantesca prova de confiança nas habilidades e competências tecnológicas da Baidu, sendo a China o primeiro país do mundo a permitir a operação de um serviço de robotáxis 100% autónomos em duas grandes cidades.

“Este é um gigantesco salto qualitativo. O fornecimento de viagens aos clientes em carros totalmente autónomos significa que chegámos finalmente a um ponto pelo qual a indústria tem ansiado”, afirmou Wei Dong, Vice-Presidente e responsável das operações de segurança do Baidu Intelligent Driving Group, demonstrando ainda a sua confiança de que estas autorizações sejam momentos decisivos para implementar em larga escala os serviços de condução autónoma.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.