Baja TT Norte dinamiza economia de concelhos que a recebem

05/05/2023

Valpaços, Murça e Macedo de Cavaleiros estão preparados para receberem milhares de aficionados dos bólides de todo-o-terreno durante este fim de semana.

A II edição da Baja TT Norte de Portugal realiza-se, entre esta sexta-feira e domingo, em
Valpaços, Murça e Macedo de Cavaleiros. Os três municípios transmontanos apoiam a prova
organizada pelo CAMI – Motorsport. Os autarcas destes concelhos dizem que a aposta no desporto automóvel leva muita gente à região e contribui para dinamizar a economia local durante alguns dias.

A vereadora valpacense, Teresa Pavão, lembra que a primeira edição da Baja TT Norte, em
2022, foi “uma supressa muito agradável”. Percebeu-se que “a hotelaria e restauração de toda a região de Valpaços acolheram muita gente”. A autarca está convencida de que a importância da prova e o bom tempo previsto para este fim de semana vão ajudar a uma nova enchente no concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Murça, Mário Artur Lopes, recorda que “acolher
bem” é apanágio dos transmontanos, e o seu concelho, bem como os outros dois parceiros nesta iniciativa, estão preparados para receber milhares de pessoas durante o fim de semana. Também acredita que a Baja TT Norte ajuda a promover os principais produtos do seu concelho, como “o vinho, o azeite e o toucinho do céu”, entre outros. Isto para além do “folar de Valpaços e das iguarias gastronómicas de Macedo de Cavaleiros”. “O que se pretende é que quem nos visita possa provar todos estes produtos e deixar algum valor na nossa região”, acentua MárioArtur Lopes.

Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, salienta que o
concelho já tem “tradição em provas de desporto automóvel” e por isso “o município não quis descurar esta oportunidade”. O autarca assume que este tipo de eventos “é sempre benéfico”, a começar pela “promoção da imagem do concelho”. Em segundo lugar, “mexe com a economia local, nomeadamente com a restauração e com a hotelaria”.

A II edição da Baja TT Norte de Portugal anima, este fim de semana, os concelhos de
Valpaços, Murça e Macedo de Cavaleiros. O centro nevrálgico está situado no primeiro concelho, mas as provas também passam pelos outros dois.

A prova é pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM 48 e para a
Taça Ibérica de Todo-o-Terreno. Tem cerca de 50 pilotos inscritos. O público tem zonas de espetáculo específicas que estão disponíveis num guia criado para oefeito, para que ninguém perca os melhores momentos da prova e, sobretudo, para que possa assistir
em condições de segurança. Pode obter mais informação em cami.pt