Banido este anúncio da Land Rover

07/05/2022

Land Rover terá ido demasiado longe neste anúncio? Entenda o que motivou a decisão das autoridades britânicas em proibir a sua divulgação.

A Land Rover acaba de ver um dos seus anúncios ao novo Defender banido da televisão em Inglaterra. A produção foi alvo da censura da Advertising Standards Authority (ASA), entidade reguladora para campanhas publicitárias no país, que agiu em resposta a queixas submetidas por consumidores.

O vídeo em causa é o da campanha “Above and Beyond Land”, que mostra as imagens espetaculares de várias unidades do Land Rover Defender no seu habitat natural, fora de estrada, onde reproduzem as situações de trânsito que todos estamos a habituados a enfrentar diariamente na cidade. Problema, entre várias analogias fracamente originais está uma que deixou clientes e autoridades preocupadas.

Alegadamente, a imagem final do anúncio (que ainda pode ver no link abaixo), em que os carros estacionam próximos de um penhasco, com os sensores de estacionamento a avisarem que o veículo está a aproximar-se do precipício, pode induzir os condutores em erro, uma vez que aquele dispositivo de ajuda ao parqueamento não funcionaria num espaço vazio como aquele que aparece representado nas imagens. Considerando que o vídeo ameaça a segurança, a ASA decidiu proibir a sua divulgação.