Barco de recolha de lixo procura limpar o segundo maior rio da Europa

02/03/2022

Audi Environmental Foundation, BABOR, Ferry Porsche Foundation, and the green startup everwave are joining forces to rid the Danube watershed of garbage
Todos os anos, mais de 11 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos, uma grande parte através dos rios. Quatro empresas dão agora as mãos para uma operação de limpeza do segundo maior rio da Europa, o Danúbio.

A Ferry Porsche Foundation, a fabricante alemã de cosméticos Babor Beauty Group, a startup verde Everwave e a Fundação Ambiental Audi vão abraçar uma ação de limpeza do rio Danúbio. No âmbito do Dia da Terra (22 de abril), estas quatro empresas vão colocar no Danúbio o barco de recolha de lixo altamente eficiente da Everwave, o CollectiX.

Equipado com uma correia transportadora e sensores inteligentes, o barco reunirá informações sobre a quantidade, tipo e composição do lixo.

As soluções a longo prazo e os conceitos de prevenção para a região podem ser desenvolvidos com base nisso.

AO TODO, O BARCO PASSARÁ CINCO SEMANAS NA ROMÉNIA A RECOLHER PLÁSTICO E OUTROS RESÍDUOS DO DANÚBIO E DOS SEUS AFLUENTES.

O Danúbio é o segundo maior rio da Europa, indo da Alemanha até à Roménia, onde desagua no Mar Negro. O Danúbio está entre as massas de água mais poluídas do continente europeu o que que tem um efeito no mar: uma grande parte do lixo do mundo chega aos oceanos através de vias navegáveis.

“A água é um recurso essencial. O nosso futuro só continuará a ser habitável se protegermos de forma permanente e sustentável a água potável”, diz Rüdiger Recknagel, Diretor da Fundação Ambiental Audi.

“Cada um de nós, os quatro parceiros, procura ter uma visão para fazer as nossas próprias contribuições na proteção ambiental. Graças à nossa colaboração, conseguimos duplicar o tempo de funcionamento do barco este ano em relação ao ano anterior. O que só mostra que o trabalho de equipa é a chave para o sucesso”, reforça Recknagel.

Percurso do rio Danúbio: da Alemanha até ao Mar Negro.

Vertente educativa

Além da ação de limpeza de cinco semanas, os parceiros estão a organizar várias ofertas educativas e informação para crianças, bem como atividades de limpeza em terra ao longo do ano.

No ano passado, juntos, a Fundação Ambiental Audi, Babor, e everwave removeram mais de 3,2 toneladas de plástico do rio Danúbio, na Sérvia. É o equivalente a 110.340 garrafas de plástico de um litro. Para além de recolher lixo, os participantes querem dar um exemplo transversal: a missão ganha ainda mais velocidade este ano com a Ferry Porsche Foundation a bordo como nova parceira de cooperação.

Todos os anos, mais de 11 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos, uma grande parte através dos rios. Se esta tendência se mantiver, a acumulação anual de plástico no mar pode chegar a triplicar até 2040. A startup verde com sede em Aachen, a Everwave, estabeleceu um objetivo para si mesma para enfrentar este desafio global. Para além de recolher lixo, a Everwave apoia a reciclagem amiga do ambiente, bem como a comunicação com a esfera política, os meios de comunicação e a sociedade. Com a Fundação Ambiental Audi, o Babor Beauty Group e a Ferry Porsche Foundation, a everwave encontrou os parceiros que partilham a sua visão de um futuro sustentável.