Bate recorde de velocidade em cima de um skate elétrico

08/01/2023

Ao atingir a velocidade máxima de 132 km/h, engenheiro australiano fulminou autenticamente o anterior recorde do Guinness, que era de 95 km/h.

Apesar de não ser dos meios de transporte preferidos do grande público, reunindo claramente mais adeptos entre uma camada mais jovem da população, o skate não deixa de ser uma alternativa para os meios urbanos, para quem quer evitar usar o automóvel em curtas deslocações na urbe, sobretudo nas suas derivações mais modernas que já contam com motores elétricos nas rodas, que eliminam grande parte da componente física e quase todo o esforço.

Na Austrália, o engenheiro mecânico Raine Kent dedica-se a explorar as potencialidades e os limites do conceito e acaba de estabelecer um novo recorde de velocidade em skate elétrico, ao atingir a velocidade máxima de 132 km/h. O australiano fulminou autenticamente o anterior recorde do Guinness, de 95 km/h.

“Foi muito assustador mas excitante ao mesmo tempo”, comentou Kent depois do feito em cima de uma prancha fabricada em fibra de carbono com apenas 76 cm entre eixos!

O e-skate preparado para o recorde conta com quatro motores elétricos (um por cada roda) com 2400W e alimentados por uma pequena bateria de 370Wh, anunciando autonomia para cerca de 35 km.

O vídeo da façanha: