Bateria que permite 400 km de autonomia em 10 minutos chega em 2024

24/08/2023

O maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo, a Contemporary Amperex Technology Limited (CATL), afirma ter conseguido desenvolver a primeira bateria capaz de carregar de forma ultra-rápida, disponibilizando 400 quilómetros de autonomia com apenas 10 minutos de carga.

 

O fabricante chinês avança que a sua nova bateria de lítio e ferrofosfato (LFP), abre uma nova era para os carros elétricos e eliminará a ansiedade de autonomia aos condutores. Com uma carga completa será possível percorrer até 700 quilómetros, cerca de 60% mais que a maioria dos automóveis elétricos atuais permite.

A CATL refere ainda que o aumento da capacidade e velocidade de carga (4C) da bateria são possíveis graças à descoberta de uma nova fórmula para um electrólito supercondutor que aumenta exponencialmente a condutividade.

“O futuro da tecnologia das baterias para veículos elétricos tem de estar diretamente ligada às fronteiras globais tecnológicas, bem como aos benefícios económicos.” afirma Dr Wu Kai, diretor cientifico da CATL.

O fabricante, que produziu mais baterias de iões de lítio que qualquer dos seus concorrentes em 2022, planeia iniciar a produção em escala da próxima geração de baterias já no final deste ano.
A bateria de carregamento ultra-rápido da CATL permite uma autonomia de 700 km com uma carga.

Apesar da empresa não revelar quais os construtores de automóveis que irão receber as baterias primeiro, sabemos que entre os seus clientes estão marcas como: BMW, Daimler AG, Honda, Tesla, Toyota, Volkswagen e Volvo.

As vendas de carros elétricos atingiram vendas recorde nos últimos anos, atingindo 10 milhões de veículos vendidos no ano passado. No entanto continua a ser menos de 1/5 das vendas globais de automóveis.

De acordo com a Agencia Internacional de Energia, a ansiedade de autonomia continua a ser uma das barreiras para os consumidores, quando consideram a compra de um veiculo elétrico, o que levou aos fabricantes como a CATL a fazer grandes investimentos para ultrapassar este obstáculo. Outros desafios incluem o acesso a matérias-primas e a degradação das baterias, no entanto a CATL afirma que este último não seja um problema com as suas novas baterias.