Baterias de baixo custo da Tesla podem fazer 1 milhão de quilómetros

17/05/2020

Novas baterias de baixo custo e longa durabilidade da Tesla vão permitir equilíbrio de preços entre elétricos e carros a gasolina e a gasóleo.

 

Apesar do avanço notável, a democratização do automóvel elétrico só acontecerá com a redução do custo da tecnologia, no mínimo, para valores equiparáveis aos das mecânicas de combustão interna. E, para a concretização desse objetivo, a Tesla dá mais uma vez provas de que se encontra à frente da concorrência.

De acordo com a agência Reuters, a marca de Elon Musk está a ultimar os preparativos para introduzir novas no Model 3 produzido na China, bastante mais baratas e com duração para um milhão de milhas, cerca de 1,6 milhões de quilómetros.

Os especialistas que o novo formato de bateria da Tesla apresenta diferenças significativas na sua composição, que reduz substancialmente a dependência do cobalto, o material mais dispendioso na produção deste componente. Há também alguma expetativa em torno de um misterioso esquema químico, supostamente inovador, que permitirá reduzir o esforço interno das baterias e aumentar a capacidade de armazenar mais energia por períodos mais longos.

A tecnologia está a ser desenvolvida pela Tesla em parceria com a empresa chinesa Comtemporary Amperex Technology Ltd (CATL), com vista ao fabrico massivo de baterias em Terafábricas, infraestruturas com 30 vezes mais capacidade do que as atuais Gigafábricas da marca.

Atualmente, estima-se que a bateria de um veículo de passageiros elétricos possa ter uma vida útil entre os 500 mil e os 800 mil quilómetros. As novas baterias da Tesla, mais pequenas e de produção menos complexa, mais do que duplicam essa estimativa. O que significa que, para além de terem um custo menor, que permitirá baixar o preço final dos carros da Tesla, também aumentará o potencial das segundas vidas das baterias, para utilização nas redes de fornecimento de energia.

Números da Reuters indicam que as baterias de Fosfato de Ferro-Lítio desenvolvidas pela CATL estão já abaixo dos 80 dólares por kilowatt hora, contra os 156 dólares/kWh do custo médio em 2019.