Se tem interesse em bicicletas elétricas e utiliza redes sociais é provável que já se tenha cruzado com uma nova marca chamada Beeq. Mas é possível que não se tenha apercebido de que se trata de uma marca nacional, produzida na maior fábrica de bicicletas da Europa, sediada no norte do país, em Vila Nova de Gaia.

 

A RTE, SA, começou por fabricar componentes em 1983, mas rapidamente passou a montar bicicletas completas. Hoje em dia, com uma fábrica também na Polónia, produz 500 unidades por hora e mais de 1 milhão anualmente, quase todas para exportação. Empresas como a francesa Decathlon estão entre os seus clientes.

“A Beeq nasce no universo da RTE, como uma startup para produzir bicicletas elétricas com uma marca própria, uma vez que já o fazíamos para outros clientes.” Como nos explica Hugo Resende, responsável de marketing da Beeq. Com uma gama elétrica que vai das citadinas, às de montanha e gravel, a Beeq tem uma oferta abrangente.

Decidimos testar a bicicleta de montanha eléctrica Beeq S950, equipada com o motor Brose, e que combina potência, durabilidade e um design elegante tornando-a uma opção sólida tanto para deslocações urbanas como para atacar os trilhos ao fim-de-semana.

Design e qualidade de construção

A Beeq S950 impressiona logo à primeira vista com um quadro em carbono bem desenhado e de aspeto robusto. O design integrado da bateria é visualmente apelativo, que também oferece proteção adicional contra a sujidade e a humidade.

A marca optou pela solução “Mullet” com tamanhos de rodas diferentes sendo 29 na frente e 27,5 atrás com pneus Schwalbe Eddy Current (Tubeless Ready), que demonstraram excelente tração mesmo em piso solto. A potente travagem está a cargo dos Magura Hydraulic MT5 com discos de 203 mm nas duas rodas, e mostrou uma consistência muito boa, mesmo depois de ser castigada em descidas longas.

A suspensão é uma Rockshox Pike Select 29” 140mm Boost, uma opção que ajuda a manter o custo da bicicleta baixo, mas com o seu funcionamento a ar assegura um desempenho fiável em variados tipos de terreno e até mesmo em saltos. O mesmo pode ser dito do amortecedor Rockshox Deluxe Select+ Trunniun, que lidou bem com os impactos nos saltos e fez uma boa leitura do terreno para tração adicional nas subidas com pouca aderência.

Manter o controlo do conjunto foi fácil com o guiador FSA Grid Low Riser com 800 mm de largura. A Beeq não colocou um ecrã tradicional no cockpit da S950, optando por instalar uma solução minimalista que indica o estado da bateria e o modo de assistência através de um conjunto de luzes LED que nós gostámos particularmente pela sua simplicidade.

Desempenho do motor e da bateria

Uma componente fundamental da S950 é o motor de origem alemã, conhecido por proporcionar uma condução potente e suave. O motor Brose fornece até 90 Nm de binário, proporcionando uma excelente assistência em subidas íngremes ou trilhos acidentados. É reativo e ajusta-se bem a diferentes níveis de assistência ao pedal, permitindo uma sensação de condução natural que não empurra o ciclista para a frente. O motor funciona silenciosamente, tornando-o ideal para uma experiência tranquila e sem ruído.

A duração da bateria também da Brose, com 630Wh 36V, é bastante impressionante, proporcionando autonomia suficiente para passeios épicos. Dependendo do terreno e do nível de assistência aos pedais, a bateria pode durar até 100 km com um único carregamento, o que a torna adequada tanto para deslocações urbanas como para aventuras fora de estrada prolongadas. A bateria é amovível, o que é conveniente para carregar dentro de casa.

Experiência de condução

Tanto em estradas pavimentadas como em trilhos acidentados, a Beeq S950 proporciona uma pilotagem muito madura para uma marca tão jovem. Não é, por isso, de espantar que a participação no Campeonato Nacional de Enduro tenha resultado em medalhas de ouro e prata para os atletas da Beeq.

Veredicto

A Beeq S950 com motor Brose é uma bicicleta de montanha elétrica premium que se destaca em potência, durabilidade e conforto de condução. É especialmente adequada para quem deseja uma e-bike capaz de se deslocar pela cidade e enfrentar trilhos desafiantes. A qualidade geral de construção, o desempenho do motor e a experiência de condução fazem dela uma proposta a ter em conta. Disponível em Beeq, preço: 3 999 euros