A RTE, SA, começou por fabricar componentes em 1983, mas rapidamente passou a montar bicicletas completas. Hoje em dia, com uma fábrica também na Polónia, produz 500 unidades por hora e mais de 1 milhão anualmente, quase todas para exportação. Empresas como a francesa Decathlon estão entre os seus clientes.
“A Beeq nasce no universo da RTE, como uma startup para produzir bicicletas elétricas com uma marca própria, uma vez que já o fazíamos para outros clientes.” Como nos explica Hugo Resende, responsável de marketing da Beeq. Com uma gama elétrica que vai das citadinas, às de montanha e gravel, a Beeq tem uma oferta abrangente.
Decidimos testar a bicicleta de montanha eléctrica Beeq S950, equipada com o motor Brose, e que combina potência, durabilidade e um design elegante tornando-a uma opção sólida tanto para deslocações urbanas como para atacar os trilhos ao fim-de-semana.
Design e qualidade de construção
A Beeq S950 impressiona logo à primeira vista com um quadro em carbono bem desenhado e de aspeto robusto. O design integrado da bateria é visualmente apelativo, que também oferece proteção adicional contra a sujidade e a humidade.
A marca optou pela solução “Mullet” com tamanhos de rodas diferentes sendo 29 na frente e 27,5 atrás com pneus Schwalbe Eddy Current (Tubeless Ready), que demonstraram excelente tração mesmo em piso solto. A potente travagem está a cargo dos Magura Hydraulic MT5 com discos de 203 mm nas duas rodas, e mostrou uma consistência muito boa, mesmo depois de ser castigada em descidas longas.
A suspensão é uma Rockshox Pike Select 29” 140mm Boost, uma opção que ajuda a manter o custo da bicicleta baixo, mas com o seu funcionamento a ar assegura um desempenho fiável em variados tipos de terreno e até mesmo em saltos. O mesmo pode ser dito do amortecedor Rockshox Deluxe Select+ Trunniun, que lidou bem com os impactos nos saltos e fez uma boa leitura do terreno para tração adicional nas subidas com pouca aderência.
Desempenho do motor e da bateria
Uma componente fundamental da S950 é o motor de origem alemã, conhecido por proporcionar uma condução potente e suave. O motor Brose fornece até 90 Nm de binário, proporcionando uma excelente assistência em subidas íngremes ou trilhos acidentados. É reativo e ajusta-se bem a diferentes níveis de assistência ao pedal, permitindo uma sensação de condução natural que não empurra o ciclista para a frente. O motor funciona silenciosamente, tornando-o ideal para uma experiência tranquila e sem ruído.
A duração da bateria também da Brose, com 630Wh 36V, é bastante impressionante, proporcionando autonomia suficiente para passeios épicos. Dependendo do terreno e do nível de assistência aos pedais, a bateria pode durar até 100 km com um único carregamento, o que a torna adequada tanto para deslocações urbanas como para aventuras fora de estrada prolongadas. A bateria é amovível, o que é conveniente para carregar dentro de casa.
Tanto em estradas pavimentadas como em trilhos acidentados, a Beeq S950 proporciona uma pilotagem muito madura para uma marca tão jovem. Não é, por isso, de espantar que a participação no Campeonato Nacional de Enduro tenha resultado em medalhas de ouro e prata para os atletas da Beeq.
Veredicto
A Beeq S950 com motor Brose é uma bicicleta de montanha elétrica premium que se destaca em potência, durabilidade e conforto de condução. É especialmente adequada para quem deseja uma e-bike capaz de se deslocar pela cidade e enfrentar trilhos desafiantes. A qualidade geral de construção, o desempenho do motor e a experiência de condução fazem dela uma proposta a ter em conta. Disponível em Beeq, preço: 3 999 euros