Bíblia da Ferrari vende-se num pedestal e custa mais que um carro novo

12/03/2022

Livro contém registos históricos inéditos e inclui o expositor original que homenageia os motores V12 clássicos da Ferrari.

O livro que é uma verdadeira bíblia da marca fundada por Enzo Ferrari, no ano de 1947, em Maranello, Itália, narra com detalhe a história do mítico construtor italiano de superdesportivos, em 514 páginas escritas por Giuseppe Allievi, jornalista especializado no setor automóvel. As ilustrações são dos arquivos da marca, algumas nunca tinham sido publicados antes.

A obra publicada em 2018 teve edição limitada a apenas 1.947 exemplares; 1.697 são de colecionador e só 250 contam com páginas autografadas por Sergio Marchionne, John Elkann e Piero Ferrari e foram com o expositor que pode ver nas imagens, uma obra do designer industrial Marc Newson, inspirado em componentes dos carros da Ferrari.

A coluna de apoio está fabricada com tubos de aço cromado que estão unidos com uma soldadura TIG e dobrados à mão para imitar os coletores de escape de um V12 clássico da marca. No topo, a estilizada base onde se apoia o livro é uma caixa de alumínio desenhada e decorada para lembrar os motores do Ferrari 250 Testa Rossa.

O preço rondava os 27.500 euros, o que não impediu que os 250 livros de edição especial esgotassem em poucos dias. E não falta quem esteja disposto a pagar mais. Em leilão promovido pela Collecting Cars, o exemplar com o número 236 foi licitado por 36.526 euros, mais dos que custa um carro novo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.