Bicicleta elétrica da Orange é a mais radical e inclusiva

12/03/2022

Lançada pela Orange, esta especialíssima Phase AD3 baseia-se no projeto desenvolvido por Alex Desmond, engenheiro da marca britânica que construiu o primeiro protótipo inspirado pelo desejo de um amigo que queria voltar a pedalar após uma doença limitativa.

O resultado é esta radical bicicleta elétrica de montanha com três rodas e um assento curvado, personalizável de acordo com as preferências e necessidades individuais. Está destinada a atletas com mobilidade reduzida, desenhada para ser mais estreita do que a maioria dos equipamentos adaptáveis, tornando possível, por exemplo, a sua utilização por trilhos e caminhos em fora de estrada.

O assento anatômico facilita o acesso para os ciclistas, ao mesmo tempo foi desenvolvido para fornecer a estabilidade necessária para utilizadores que não usam as pernas.

Ou seja, enquanto as bicicletas convencionais precisam da parte inferior do corpo do ciclista para o manter equilíbrio, a Phase AD3 transfere esse trabalho para a parte superior do corpo, permitindo que os ciclistas mantenham o equilíbrio estacionário e manobrem em baixas velocidades sem usar os membros inferiores. Este design significa que o ciclista pode equilibrar-se na vertical sem tombar, mesmo em curvas apertadas a muito baixa velocidade.

A bateria de apoio ao sistema elétrico varia de acordo com as configurações de cada ciclista, com mais ou menos capacidade e potência à disposição.