BMW enfrenta processo milionário por desenhar maus porta-copos

19/12/2021

Proprietários de modelos da BMW acusam a marca alemã de desenhar porta-copos que não cumprem corretamente a função.

Uma ação coletiva deu entrada esta semana no Tribunal Distrital dos Estados Unidos, no condado de Orange, na Califórnia, procurando responsabilizar a BMW por falhas no design… dos porta-copos do X7.

Alegadamente, os porta-copos do SUV de mais de 100 mil euros não foram projetados adequadamente para segurar copos cheios de líquido – não podem ser molhados.

No processo de 5 milhões de dólares (qualquer coisa como 4,4 milhões de euros), pode ler-se que “em situações em que o líquido é derramado naquele compartimento, os fios do módulo de comando SRS, instalados imediatamente abaixo do acessório, ficam molhados e danificados, ameaçando o bom funcionamento dos airbags”.

Não há registo de acidentes

A marca bávara terá agora de responder por estas alegadas falhas de projeto na conceção daquele elemento nos habitáculos dos seus carros, nomeadamente provando que não existe o risco de os referidos dispositivos de segurança dispararem inadvertidamente.

Até à data, não há registos de acidentes provocados por este alegado defeito, mas o processo em curso remete para vários relatos de derramamentos no porta-copos que resultaram em reparações com custos avultados para os proprietários das viaturas.

Já em 2011, Ludwig Willisch, então CEO da BMW na América do Norte, reconhecia durante uma entrevista que “os porta-copos têm sido um grande problema para a empresa”.

Dez anos depois, continuam a fazer correr tinta…

Fonte: Courthouse News/Motor1