O Vision M Next montava sistema híbrido baseado num motor de quatro cilindros de colocação central e dois motores elétricos, para mais de 600 cv de potência, e que a transitar para a versão de produção do i16, fabricado sobre mesma estrutura monocoque em alumínio, plástico reforçado e fibra de carbono do i8, resultaria num conjunto altamente focado nas prestações e na dinâmica, com peso total a rondar os 1600 kg.
Mas a BMW travou o projeto. “O i16 tinha todo o estilo de um futuro clássico, mas ainda havia toques inovadores que incorporavam o design do M1. Em menos de 12 meses o carro estava pronto – por dentro e por fora. A chave foi usar a estrutura composta do BMW i8. Se olhar de perto, encontra algumas pistas!”.
Porém, “o mundo mudou em 2020. E assim, infelizmente, o trabalho no projeto teve que ser interrompido”, escreve Dukec nas suas redes sociais.
“Como designers, estamos familiarizados com as muitas reviravoltas destes projetos. No entanto, nunca deixaremos de sonhar e de explorar novas possibilidades, e há sempre um novo projeto à espera”, acrescentou.