As alterações passaram por montar um motor mais potente, igual ao utilizado na versão 2023 da superdesportiva S 1000 RR, mas não só: a eletrónica foi refinada, a aerodinâmica melhorada com um par de asas laterais, e está carregada de componentes especiais M.
A BMW M 1000 R apresenta assim uma potência anunciada de 210 cv disponíveis às 13.750 rpm, sendo que o limite de rotações está agora nas 14.600 rpm, e 113 Nm de binário às 11.000 rpm. O quadro é de dupla trave em alumínio, a suspensão conta com uma forquilha invertida com bainhas de 45 mm em preto, totalmente ajustável e com controlo dinâmico DDC. A sua base foi redesenhada de forma a permitir a instalação do potente sistema de travagem M, que até agora era exclusivo da M 1000 RR. Dispõe de pinças M, monobloco de quatro pistões na cor específica azul anodizado, e são acionadas por uma bomba radial. A completar o sistema temos um par de discos dianteiros de 320 mm.
O sistema de travagem conta ainda com intervenção eletrónica denominada “Brake Slide Assist”, que deixa a roda traseira deslizar lateralmente enquanto o condutor trava ao entrar na curva.
O amortecedor de direção também é novo, e permite ao condutor ajustar a força com que intervém sobre os movimentos da direção de forma a garantir o máximo de estabilidade do conjunto.
Existem 5 modos de condução – Rain, Road, Dynamic, Race e Race Pro 1 a 3 –, sendo que é possível selecionar três modos diferentes de acelerador, e o modo Race Pro permite personalizar as configurações de ajuste da eletrónica.No equipamento de série a BMW Motorrad inclui o quickshift bidirecional, que agora funciona em qualquer faixa de rotação. Para um maior conforto na cidade a M 1000 R tem o Hill Start Control Pro para arranques facilitados em locais inclinados. E para os fãs de “track day” estão disponíveis os sistemas Launch Control e ainda o Pit Limiter.
Segundo a marca alemã, as asas geram uma força descendente sobre a roda dianteira que atinge os 11 kg a 220 km/h. No entanto, o condutor irá notar que a M 1000 R é uma moto mais estável do que a normal S 1000 R logo a partir dos 160 km/h.
Por fim, o sistema de escape é completado com uma ponteira em titânio, na transmissão final a corrente é a M Endurance que não necessita de manutenção, as jantes são em alumínio e forjadas para mais resistência, e o peso total da moto são 199 kg pronta a andar.
A M 1000 R vai estar disponível por 23.633€ em Lightwhite não metalizado / M Motorsport, ou Blackstorm metalizado / M Motorsport, se escolher o pacote M Competition por 5.690€ adicionais, que inclui ainda: M GPS-Laptrigger; jantes M em fibra de carbono com fitas decorativas; pacote de peças M Billet; Kit passageiro; tampa do assento do passageiro.