BMW M 1000 R: A segunda moto M da BMW Motorrad

20/10/2022

Para assinalar o aniversário da divisão mítica da marca, o departamento BMW M, que celebra este ano meio século, tornou uma moto já existente, a S 1000 R em algo muito especial. O resultado é uma das naked mais irreverentes do mercado, para quem procure uma moto exclusiva com uma performance de topo.

As alterações passaram por montar um motor mais potente, igual ao utilizado na versão 2023 da superdesportiva S 1000 RR, mas não só: a eletrónica foi refinada, a aerodinâmica melhorada com um par de asas laterais, e está carregada de componentes especiais M.

A BMW M 1000 R apresenta assim uma potência anunciada de 210 cv disponíveis às 13.750 rpm, sendo que o limite de rotações está agora nas 14.600 rpm, e 113 Nm de binário às 11.000 rpm. O quadro é de dupla trave em alumínio, a suspensão conta com uma forquilha invertida com bainhas de 45 mm em preto, totalmente ajustável e com controlo dinâmico DDC. A sua base foi redesenhada de forma a permitir a instalação do potente sistema de travagem M, que até agora era exclusivo da M 1000 RR. Dispõe de pinças M, monobloco de quatro pistões na cor específica azul anodizado, e são acionadas por uma bomba radial. A completar o sistema temos um par de discos dianteiros de 320 mm.

O sistema de travagem conta ainda com intervenção eletrónica denominada “Brake Slide Assist”, que deixa a roda traseira deslizar lateralmente enquanto o condutor trava ao entrar na curva.

O amortecedor de direção também é novo, e permite ao condutor ajustar a força com que intervém sobre os movimentos da direção de forma a garantir o máximo de estabilidade do conjunto.

Existem 5 modos de condução – Rain, Road, Dynamic, Race e Race Pro 1 a 3 –, sendo que é possível selecionar três modos diferentes de acelerador, e o modo Race Pro permite personalizar as configurações de ajuste da eletrónica.

No equipamento de série a BMW Motorrad inclui o quickshift bidirecional, que agora funciona em qualquer faixa de rotação. Para um maior conforto na cidade a M 1000 R tem o Hill Start Control Pro para arranques facilitados em locais inclinados. E para os fãs de “track day” estão disponíveis os sistemas Launch Control e ainda o Pit Limiter.

Segundo a marca alemã, as asas geram uma força descendente sobre a roda dianteira que atinge os 11 kg a 220 km/h. No entanto, o condutor irá notar que a M 1000 R é uma moto mais estável do que a normal S 1000 R logo a partir dos 160 km/h.

Por fim, o sistema de escape é completado com uma ponteira em titânio, na transmissão final a corrente é a M Endurance que não necessita de manutenção, as jantes são em alumínio e forjadas para mais resistência, e o peso total da moto são 199 kg pronta a andar.

A M 1000 R vai estar disponível por 23.633€ em Lightwhite não metalizado / M Motorsport, ou Blackstorm metalizado / M Motorsport, se escolher o pacote M Competition por 5.690€ adicionais, que inclui ainda: M GPS-Laptrigger; jantes M em fibra de carbono com fitas decorativas; pacote de peças M Billet; Kit passageiro; tampa do assento do passageiro.