A mais recente ‘arma’ da BMW para o segmento Premium prima pela originalidade: quatro turbocompressores num motor Diesel de seis cilindros em linha, o que prefigura uma estreia absoluta e transforma o M550d xDrive no Diesel de seis cilindros mais potente do Mundo com 400 CV e 760 Nm de binário.

A marca bávara não deixou os seus créditos por mãos alheias e desenvolveu um motor de nova geração dotado com as tecnologias BMW TwinPower Turbo, em que o destaque está para a dotação de um quarto turbo, de forma a melhorar as prestações numa ampla faixa de regimes e a sua eficácia indo ao encontro igualmente do prestígio das produções com a sigla M Performance.

Assim, eis a descrição mais adequada para este M550d xDdrive – disponível em versões berlina de quatro portas e carrinha Touring -, que se afigura como um familiar de elevada pujança.

Este motor de seis cilindros em linha tem 3.0 litros de cilindrada e debita 400 CV Às 4.400 rpm, enquanto o binário de 760 Nm está disponível às 2.000 rpm. O consumo médio anunciado pela BMW varia entre os 5,4 l/100 km e os 6,6 l/100 km, enquanto as emissões variam entre os 142 g/km e os 173 g/km de CO2, dependendo do tamanho das jantes equipadas.

Também as prestações estão em foco: a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 4,4 segundos (4,6 na Touring), enquanto a velocidade máxima está limitada aos 250 km/h. A tração integral xDrive, apesar de oferecer motricidade às quatro rodas, tem pendor para o eixo traseiro, proporcionando assim condução desportiva típica de um BMW, com a potência a ser transferida do motor para as rodas por intermédio de uma caixa Steptronic de oito velocidades.

O pacote aerodinâmico M também está presente, assim como a suspensão desportiva rebaixada em 10 mm, escape M Performance com dupla saída, sistema de travagem específico com as maxilas de travão pintadas em azul, direção ativa e jantes exclusivas de 19 polegadas com pneus mistos (245/40 R19 à frente e 275/35 R19 atrás) para salientar o estatuto desportivo deste Diesel, capítulo no qual a marca bávara deposita grande confiança. O sistema de amortecimento variável M Suspension Professional é um dos opcionais para controlar o desempenho da suspensão de forma mais apurada.

No habitáculo, a marca apresenta bancos desportivos opcional M com pele Dakota ou revestimentos em tecido e Alcantara e um volante em pele de estilo M que reforçam o seu carácter.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.