BMW mostra i Vision Dee no CES 2023

06/01/2023

Revelado no CES 2023, o BMW i Vision Dee é uma das grandes surpresas da maior feira tecnológica do mundo.

Tem por base a plataforma Neue Klasse, um base multienergias que vai ser estreada em 2025 e que servirá de base a futuros modelos da marca da Baviera. A designação Dee significa “Digital Emotional Experience”. Já olhando para a atual gama da BMW, o que este protótipo faz é simplesmente mostrar-nos o que poderá vir a ser uma versão elétrica do BMW Série 3 ou, quiçá, até o seu sucessor direto.
Talvez ciente de nos últimos tempos o visual dos seus modelos — em particular a dimensão do seu duplo rim — tem sido alvo de críticas, a BMW decidiu reinventar-se com o i Vision Dee.


No exterior destacam-se as linhas simples e a nova interpretação da típica grelha da BMW, que foi substituída por dois painéis digitais que incorporam faróis LED cuja forma e tamanho pode variar para oferecer ao i Vision Dee uma “cara”. Por fim, na traseira reencontramos a solução usada na dianteira, com dois painéis digitais a cumprirem as funções de faróis. O interior do i Vision Dee também surpreende como o exterior, com a BMW a imaginar um futuro sem ecrãs no habitáculo — seja para o painel de instrumentos, seja para o infoentretenimento. apesar da tremenda aposta na digitalização.

Para vermos a informação que queremos, a BMW aposta tudo «aposta tudo» num head-up display… enorme — estende-se por todo o para-brisas. Este apoia-se num novo sistema operativo (a estrear em 2025) e está associado ao “BMW Mixed Reality Slider” que permite aos ocupantes escolherem qual o conteúdo digital que lhes é exibido. Não vemos botões ou comandos físicos (exceto um na entre os bancos) e os materiais estão longe daqueles a que nos habituámos a encontrar nos BMW. No lugar do couro, madeira, plástico ou metal encontramos… tecido.