M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A BMW vai lançar uma nova gama de versões especiais dentro da sua submarca M, só para modelos desportivos, e para isso vai trazer de volta a designação CSL, que vai ser aplicada a modelos capazes de atingir performances desportivas a um nível superior, apropriados para condutores que gostam de se sentir como pilotos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

CSL, que originalmente significava Coupé Sports Light, vai substituir o nome GTS, e vai ser usado em versões de modelo M adaptadas para track days, onde o condutor transformado em piloto vai poder experimentar todos os limites do carro. Este será o topo da gama BMW M, mas a BMW vai propor uma versão menos hardcore, denominada CS. Modelos como o M2 e M4 deverão ter versões CSL, mas é possível que o M3 e M5, que não são coupés, também possam beneficiar destas versões. Certo é que não será aplicada aos “M” derivados dos SUV.

O nome CSL surgiu em 1972 numa série especial do BMW 3.0 CS, feita para homologar o carro para competição automóvel. Depois da criação da designação “M”, o CSL desapareceu, mas foi usado numa série especial do M3 em 2003, e ressuscitado num protótipo em 2015.