BMW raros abandonados numa oficina mesmo aqui ao lado

05/03/2022

Descobrem um dos segredos mais bem guardados de Tarragona, na vizinha Espanha: uma antiga oficina da BMW abandonada com dezenas de clássicos no interior.

Quando damos a notícia da descoberta de um automóvel abandonado com valor, normalmente falamos de um veículo clássico original abandonado por décadas num celeiro (o chamado “barn find”), em locais recônditos. Algo tão raro que praticamente virou lenda entre fãs de automóveis e colecionadores. Mas também existem surpresas como esta: uma oficina da BMW abandonada com vários tesouros esquecidos no seu interior, numa aldeia em Tarragona, a menos de duas horas de avião, na vizinha Espanha.

O vídeo que circula no Youtube expõe grande parte dos modelos icónicos achados ao abandono nas instalações desta oficina de chapa e pintura da BMW na província catalã. Ao que tudo indica, as instalações serviam três concessionários da marca alemã naquela zona de Espanha e empregava mais de 10 funcionários. Terá encerrado há cerca de uma década, com todos os veículos, peças, ferramentas e maquinaria específica no interior. E ali ficaram até hoje. Entre clássicos da BMW, os mentores do canal de YouTube M539 Restorations mostram vários E30, alguns em bom estado e com quilometragens baixas, apesar de muito sujos com excrementos das muitas aves que agora habitam na oficina. Vemos também um E23 e um raro E3 de 1968 (batido), um BMW Serie 8 E31 da década de 90 e uma coleção incrível de motos clássicas.

O modelo mais impressionante é, talvez, o BMW M5 E28 (fabricaram-se só 2.200 unidades), acidentado. Mas há mais: um Citroën Mehari, um Alfa Romeo GTV6, um Lancia Gamma, um Seat 131 e até um raríssimo NSU com motor rotativo.