BMW revela que o X5 nasceu num voo de duas horas para Itália

10/06/2020

A direção queria um SUV na BMW em tempo recorde; Frank Stephenson conta como o desenhou em pouco mais de duas horas, numa viagem de avião para Itália.

 

O X5 de 1999 é um carro histórico para a BMW, marcou a chegada de um formato totalmente novo ao portefólio da marca de Munique e representou a estreia do emblema da hélice na categoria mais promissora de todo o mercado automóvel. E tudo em tempo recorde.

Com a compra da Rover em 1994, a BMW adquiriu também a Land Rover e os direitos sobre a Mini. Pouco tempo depois da realização do negócio Wolfgang Reitzle, então o responsável máximo pelo desenvolvimento de novos produtos na BMW, pediu para ver que aspeto teria um SUV BMW Land Rover, aproveitando-se a plataforma do Range Rover. E queria-o completo em seis semanas.

Apesar do prazo invulgarmente curto, Chris Bangle, o n.º1 do design na marca bávara na época, aceitou o desafio, encarregando Frank Stephenson de criar os primeiros desenhos, que ficaram prontos em menos de duas horas, numa viagem de avião para Itália.

Quem o revela é o próprio Stephenson, o criador do primeiro SUV da BMW, confessando-se igualmente pressionado na segunda fase do projeto, quando percebeu que na equipa de técnicos responsáveis por desenvolver um protótipo não havia ninguém com menos de 70 anos… “Podem trabalhar 18 horas por dia, sete dias por semana, sem parar durante seis semanas?”, pensou.

Tudo contado aqui e na primeira pessoa: