Boas notícias para os elétricos

07/11/2023

Continua a haver ceticismo relativamente à aposta total na tecnologia de baterias para automóveis e o preço da tecnologia continua a ser um dos grandes obstáculos à sua democratização. Mas há boas notícias para os elétricos.

Um novo estudo internacional revelou que o preço das baterias que equipam os carros elétricos está a descer mais rápido do que o esperado.

O custo de produção das baterias ainda tem peso considerável no preço dos veículos, quando comparado com um carro equipado com motor de combustão interna, mas a almejada paridade pode chegar mais cedo do que o anunciado.

O relatório do banco de investimentos Goldman Sachs indica que o custo das baterias deve cair para 92 euros por kWh até 2025, o que significa uma diminuição de quase 40% face à estimativa de 2022.

As previsões anteriores anteviam uma queda de 33% no preço médio das baterias para elétricos até 2025, mas este novo estudo mostra uma aceleração na descida.

De acordo com os analistas do Goldman Sachs, a tendência acompanha a redução dos preços das matérias-primas, como o lítio, o níquel e o cobalto, mas os desenvolvimentos e os novos designs estão também a impactar o custo de produção.

A nova meta do Goldman Sachs para a paridade entre carros elétricos e térmicos fica agora até 2025, quando os BEV deverão representar já 17% do mercado automóvel.

O estudo pode ser consultado em: Electric vehicle battery prices are falling faster than expected (goldmansachs.com)