A primeira experiência de estacionamento autónomo num parque de aeroporto vai ser levada a cabo em Estugarda, num trabalho conjunto entre a Bosch, a Mercedes-Benz e a operadora de parques de estacionamento Apcoa. A intenção é introduzir um serviço de estacionamento totalmente autónomo sem recurso a condutor no parque P6 do Aeroporto de Estugarda.

O sistema de estacionamento sem condutor e totalmente automatizado (AVP), desenvolvido em parceria pela Bosch e a Mercedes-Benz, está a ser preparado para começar a ser comercializado com o novo Classe S da marca germânica a ser produzido já a acomodar este sistema para a infraestrutura AVP.

Opcionalmente, os condutores podem adquirir a pré-instalação adequada do Intelligent Park Pilot, que torna o Classe-S capaz de receber uma indicação a partir de um smartphone para se direcionar até um lugar de estacionamento reservado“.

O P6 do Aeroporto de Estugarda servirá como teste-piloto para o planeado serviço de estacionamento autónomo comercial. Será aqui que as empresas vão testar de que forma a tecnologia a bordo do Classe-S interage com a infraestrutura inteligente da Bosch e a APCOA Flow, a plataforma digital fornecida pela Apcoa, empresa responsável pela gestão do parque de estacionamento. Esta plataforma permite realizar todo o processo de estacionamento sem usar bilhetes e dinheiro.

Primeira função de estacionamento nível 4 num automóvel de produção

Em julho de 2019, a Bosch e a Mercedes-Benz receberam a primeira licença especial a nível mundial para fornecer AVP para veículos selecionados do Classe E sem recorrer a um condutor de segurança, numa experiência que decorreu no parque de estacionamento do Museu da Mercedes-Benz, em Estugarda. Porém, a nova geração do Classe S, que será lançada no final deste mês, torna-se no primeiro veículo de produção em série a apresentar a tecnologia AVP que permite estacionar sem condutor com Nível 4 de automação.

No entanto, este serviço está condicionado à futura disponibilidade de parques de estacionamento que disponham das infraestruturas adequadas, bem como da parte dos legisladores nacionais darem luz verde à tecnologia AVP.

“Com o serviço de estacionamento autónomo, a Mercedes-Benz está a demonstrar que o estacionamento sem condutor será possível num futuro próximo”, refere Michael Hafner, responsável pela área de condução autónoma da Mercedes-Benz AG.

Para facilitar esta nova função de estacionamento de apenas um toque, uma espaçosa área de entrega e recolha será instalada diretamente na traseira da entrada do estacionamento do aeroporto, dando aos utilizadores do AVP um local conveniente onde deixar seus veículos.

Para a fase de testes que está prestes a ter início no parque do Aeroporto de Estugarda haverá, inicialmente, dois lugares disponíveis para veículos com estacionamento autónomo. No futuro, quando o estacionamento sem condutor se tornar comum e consoante a procura, o objetivo passa por acrescentar novos espaços.

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