Num avanço importante para a segurança dos motociclistas, a Bosch desenvolveu um sistema de chamada automática para as motos, reduzindo o tempo de resposta dos serviços de emergência em caso de acidente com um daqueles veículos de duas rodas. A tecnologia tem o nome de Help Connect e pode ser determinante para salvar vidas nas estradas.

Quando um acidente acontece, cada segundo conta. Quanto mais rápido os motociclistas recebem assistência, maiores são as suas hipóteses de sobrevivência. O risco de morrer num acidente de mota ainda é 20 vezes maior do que em veículos de quatro rodas. Isto levou a Bosch a desenvolver o Help Connect, um sistema de chamadas de emergência conectado digitalmente, para veículos motorizados de duas rodas, que acelera o processo de resgate.

O sistema não difere em muito do de uma chamada de emergência automática já oferecido nos automóveis: conectado digitalmente, usa um algoritmo de colisão inteligente, instalado na unidade do sensor inercial do veículo, para detetar acidentes. Através de uma aplicação para smartphone, o Help Connect transmite informações sobre o local do acidente e sobre o condutor para o Centro de Assistência Bosch e daí para os serviços de emergência, ajudando a encontrar a vítima mais rapidamente.

Uma mensagem automática deste tipo pode reduzir o tempo necessário para que os serviços de emergência cheguem ao local em metade do tempo (fonte: Projeto da UE Harmonized eCall European Deployment, I_HeERO).

O Help Connect baseia-se em informações do controlo de estabilidade Bosch MSC instalado no motociclo e, mais especificamente, na sua unidade de sensor inercial. A um ritmo de cem vezes por segundo, este sensor integrado mede a aceleração e a velocidade angular, ou seja, a rapidez com que a posição angular de um objeto muda com o tempo. O sensor pode assim calcular com precisão a posição atual do motociclo e o ângulo de inclinação. Além disso, o algoritmo de colisão integrado permite que o sensor detete automaticamente se o motociclo esteve envolvido num acidente ou se sofreu uma queda ao estacionar. Não requer uma unidade de controlo adicional, o que torna mais fácil a integração no motociclo.

Se o acidente for grave e o piloto não responder, os serviços de emergência são imediatamente direcionados ao local. Como os smartphones geralmente são transportados junto ao corpo, os passageiros que sofreram um acidente podem ser localizados rapidamente, mesmo que tenham sido projetados do veículo durante o acidente.

Este sistema conecta-se à aplicação de emergência Vivatar da Bosch via Bluetooth. Outras aplicações para smartphone, como aplicações proprietárias dos fabricantes de motociclos, podem igualmente ser integradas na solução de chamada de emergência. Para além das informações sobre a localização, o Help Connect transmite também todos os dados médicos fornecidos pelo motociclista ao Centro de Assistência Bosch. Estes dados podem ser vitais para os serviços de emergência. A pedido, outras pessoas podem também ser automaticamente contactadas com informações sobre o acidente.

O Help Connect é o resultado de uma estreita colaboração entre engenheiros e a área de pesquisa interna de acidentes da empresa. “Antes de desenvolver produtos que aumentam a segurança dos motociclistas, precisamos entender as situações críticas que eles enfrentam”, explica Harald Kroeger, membro do Conselho de Administração da Bosch. O acesso a dados reais de acidentes de motociclo permite fornecer a quem estuda estes acidentes um impulso para inovações de segurança.

Sistemas de assistência baseados em radar, como o cruise control adaptativo, o sistema de alerta de colisão para a frente e o assistente de deteção do chamado ângulo morto, completam o portefólio de segurança da Bosch.

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