O transporte de mercadorias é um pilar da economia global, e os veículos comerciais desempenham um papel crucial nesse setor. Estes veículos estão a passar por uma mudança de paradigma semelhante à dos automóveis de passageiros, ou seja, a transformação de veículos definidos por hardware para veículos definidos por software.
A Bosch está a responder a esta transformação com produtos de hardware e software, soluções personalizadas e serviços inteligentes. A empresa tecnológica apoia fabricantes de camiões, transitários e empresas de logística no seu caminho para o futuro. A Bosch vai apresentar algumas das suas inovações para o transporte de mercadorias do futuro na IAA Transportation 2024, no pavilhão 19/20, stand A51/B52.
Sistemas de propulsão eficientes, fiabilidade na estrada
Propulsão elétrica: a Bosch fabrica soluções de eletrificação económicas e eficientes para veículos comerciais ligeiros e pesados. O eixo elétrico da Bosch é fácil de integrar em veículos comerciais de até 7,5 toneladas. Uma das vantagens disto é que os operadores de frotas podem continuar a disponibilizar rotas de entrega em áreas restritas, como por exemplo zonas urbanas de baixas emissões. O motor elétrico e o inversor da Bosch já são utilizados num veículo comercial pesado, totalmente elétrico a bateria. Neste caso, uma tensão de funcionamento de 800 volts e os chips de carboneto de silício permitem maiores autonomias e ciclos de carregamento mais curtos para um transporte de mercadorias eficiente, mesmo em longas distâncias.
Pilha de combustível: Os veículos comerciais podem também ser operacionalizados de forma neutra em termos de emissões de carbono com um sistema de pilha de combustível. Esta tecnologia é particularmente adequada para viagens mais longas e cargas máximas, tornando-se um complemento sensato para camiões elétricos a bateria. A Bosch já tem um sistema de pilha de combustível de 200 quilowatts em produção em larga escala. A empresa está agora a trabalhar no Fuel Cell Power Module Compact 300, que será ainda mais compacto e, com uma potência aumentada para 300 quilowatts, também mais eficiente. Para além deste tipo de solução completa, a Bosch oferece também componentes individuais do sistema e submódulos, bem como componentes para sistemas de armazenamento de hidrogénio, permitindo assim fornecer a cada cliente a solução certa.
Motor a hidrogénio: Outra opção para o transporte de mercadorias amigo do ambiente é o motor a hidrogénio, que será inicialmente utilizado em veículos pesados. No início de 2024, a UE também reconheceu esta solução de propulsão como neutra em termos climáticos. Derivado de motores diesel e a gás natural estabelecidos, este conceito permite aos fabricantes de motores utilizar mais de 90% das tecnologias de desenvolvimento e produção existentes. A Bosch está a desenvolver os componentes principais do sistema de injeção para o motor a hidrogénio, incluindo um novo injetor de injeção direta que não requer lubrificação adicional e cujo lançamento está previsto para 2026. Os primeiros motores a hidrogénio equipados com injeção no coletor de admissão da Bosch estão previstos para lançamento em 2025.
Sistema de tanques de hidrogénio (H2): Os principais desafios no design de sistemas de tanques de H2 residem no armazenamento seguro do hidrogénio sob alta pressão e no controlo do fornecimento deste gás altamente inflamável. A ITK Engineering GmbH apoia e aconselha os fabricantes de veículos ao longo de todo o processo de desenvolvimento, desde o design até à implementação de um sistema de tanques de H2 seguro e certificado. No design dos sistemas, a ITK Engineering recorre também a gémeos digitais para simulações físicas, de forma a alcançar a máxima segurança e eficiência.