Bosch testa células de combustível em viaturas comerciais e revela surpresa com resultados

26/09/2022

Os ensaios de estrada feitos pela Bosch com veículos equipados com células de combustível estão a permitir validar a solução do hidrogénio para comerciais ligeiros.

A Bosch equipou dois comerciais ligeiros com a tecnologia de células de combustível que tem vindo a desenvolver e a operação de teste na estrada que iniciou trouxe já insights importantes: mesmo carregados, os veículos podem percorrer até 540 quilómetros e são reabastecidos totalmente em seis minutos.

“A célula de combustível pode, portanto, ser um bom complemento para o acionamento elétrico a bateria no futuro para operadores de frota cujas carrinhas percorram distâncias particularmente longas durante o dia e retornam à instalação de manutenção e armazenamento à noite”, comenta a Bosch.

AS DESCOBERTAS INICIAIS SOBRE O ALCANCE E OS TEMPOS DE REABASTECIMENTO SÃO IMPRESSIONANTES, DIZ A BOSCH.

“A célula de combustível permite longas distâncias e tempos de reabastecimento curtos, o que torna as viagens longas mais económicas”, afirma Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente da divisão de negócio de Soluções de Mobilidade.

“Com as duas carrinhas de célula de combustível, estamos a expandir a nossa compreensão do sistema e a mostrar que a célula de combustível também pode ser uma solução de acionamento adequada para veículos comerciais ligeiros”, diz Markus Heyn.

“As carrinhas levam as mercadorias ao seu destino rapidamente, de preferência usando um motor de força com zero emissões. No entanto, quanto mais longa a viagem e mais pesado o veículo, mais o acionamento elétrico baseado em bateria atinge os seus limites. E é aí que os pontos fortes da célula de combustível entram em jogo”, refere a Bosch.

Neste projeto, o parceiro da Bosch é a ABT eLine GmbH, que projetou e converteu os veículos em conjunto com a Bosch Engineering GmbH.

A BASE TÉCNICA PARA AMBOS OS VEÍCULOS SÃO CARRINHAS DISPONÍVEIS COMERCIALMENTE QUE FUNCIONAM APENAS COM ENERGIA ELÉTRICA.

“Os desenvolvedores foram capazes de usar componentes da Bosch em quase todo o sistema de célula de combustível. É utilizado um kit de célula de combustível, que compreende a pilha, o módulo de alimentação de ânodo incluindo injetor de gás hidrogénio e ventilador de recirculação, a unidade de controlo eletrónico, o compressor de ar elétrico e componentes para o sistema de armazenamento de hidrogénio e ainda um grande número de sensores”, aponta a Bosch.

As baterias, incluindo os periféricos, foram substituídas pela célula de combustível, cinco depósitos de armazenamento para um total de mais de 10 quilos de hidrogénio e uma bateria menor de íons de lítio.

“Acomodar os componentes da célula de combustível no espaço de instalação disponível foi um grande desafio”, explica Uwe Gackstatter, presidente da divisão Bosch Powertrain Solutions.

O parceiro ABT eLine adaptou o sistema de refrigeração, o sistema de controlo do veículo e o sistema elétrico.

A Bosch projetou o sistema de célula de combustível, integrou-o no veículo junto com o sistema de armazenamento de hidrogénio e desenvolveu o sistema de controlo associado. Após os testes técnicos exigidos, os veículos foram homologados para uso rodoviário.

Sistema ainda tem de ser mais desenvolvido

Apesar dos s primeiros componentes Bosch para células de combustível já se encontrarem em produção, o trabalho está longe de terminar. “Precisamos do máximo de dados possível de operações reais de condução para desenvolver ainda mais o sistema”, explica Gackstatter.

“A indústria e a política devem trabalhar em conjunto para remover os obstáculos às tecnologias de hidrogénio”, alerta Gackstatter. Por exemplo, complementa a sua obnservação, o desenvolvimento de uma infraestrutura de depósitos e a produção de hidrogénio verde em maiores quantidades continuam a ser tarefas que só podem ser resolvidas em conjunto.