A bp tornou-se oficialmente a terceira acionista da Digital Charging Solutions (DCS), até aqui uma parceria entre a Daimler Mobility AG e o Grupo BMW, com as três companhias a darem um passo em frente na sua ambição de democratizar os veículos elétricos.

Após um aumento de capital da DCS, a bp passou a deter 33,3% das ações, exatamente o mesmo que as duas outras companhias. Com a eletrificação a fazer parte dos planos futuros também da bp, esta espera ter até 70.000 postos públicos de carregamento em 2030.

A DCS é uma estrutura que trabalha com as marcas premium e construtores de grande volume para integrarem as suas soluções de carregamento nos sistemas operativos dos veículos e nos ecossistemas digitais dos próprios fabricantes. A DCS é a companhia por detrás da marca Charge Now na ‘joint venture’ Your Now entre o Grupo BMW e a Daimler Mobility AG, operando serviços como o ‘Mercedes me Charge’, ‘BMW Charging’ e ‘MINI Charging’, cobrindo estas três marcas.

Em comunicado, aponta-se que a DCS fornece acesso já a mais de 85% das infraestruturas de carregamento em 29 países europeus. No foco desta companhia está a ampliação de postos de carregamento, com mais 9000 postos de carregamento rápido e ultrarrápido (acima de 150 kW) através da rede de carregadores da bp a nível europeu.

A ambição deste grupo é também ajudar à transição de frotas empresariais para automóveis elétricos ou eletrificado, preparando ofertas e serviços específicos para veículos elétricos e híbridos, que incluem serviços além dos tradicionais de abastecimento, pagamento de portagens e de lavagens.