“A Öhlins é uma forte opção para a Brembo. É uma marca de renome mundial, com um negócio sólido e uma reputação inigualável, tanto na pista de corridas como na estrada”, afirmou Matteo Tiraboschi, Presidente Executivo da Brembo. “Acolhemos a Öhlins no nosso Grupo como uma grande oportunidade para expandir as nossas ofertas para o mercado automóvel.
Com esta adição, damos mais um passo em frente na nossa estratégia de fornecer soluções inteligentes integradas aos nossos clientes, aproveitando as sinergias entre as principais tecnologias no canto do veículo.”
Fundada em 1976, a Öhlins Racing está sediada em Upplands Väsby (Estocolmo), na Suécia, e tem uma forte presença internacional. A Öhlins emprega aproximadamente 500 pessoas em duas instalações de produção localizadas na Suécia e na Tailândia, dois centros de I&D na Suécia e na Tailândia e quatro filiais de distribuição e testes nos EUA, Alemanha, Tailândia e Suécia. A tecnologia de suspensão da Öhlins é reconhecida pela sua precisão, desempenho e inovação.
Com décadas de experiência e engenharia avançada, a Öhlins Racing oferece uma vasta gama de produtos, incluindo amortecedores, forquilhas dianteiras, amortecedores de direção, software e algoritmos, e acessórios para os segmentos OEM e pós-venda. A empresa tem também uma forte herança nas corridas e está presente nos principais campeonatos de desportos motorizados, fornecendo a MotoGP, a Fórmula 1, a World Superbike, a NASCAR e outros.Prevê-se que a Öhlins Racing feche o ano de 2024 com um volume de negócios na ordem dos 144 milhões de dólares, com uma margem EBITDA ajustada esperada entre 21% e 22%. 1 / 3 “Estamos confiantes de que a Brembo é o parceiro certo para levar a Öhlins Racing para o próximo nível”, disse Jim Voss, CEO da Tenneco.
“Esta venda não só posiciona a Öhlins e os seus funcionários para um sucesso contínuo sob a liderança da Brembo no mercado, como também apoia a estratégia da Tenneco de racionalizar a nossa carteira de negócios e fortalecer o nosso balanço, à medida que continuamos a executar a nossa visão a longo prazo.” “Ao unirmos forças com a Brembo, estamos entusiasmados por desbloquear novas oportunidades de crescimento e alavancar os nossos respectivos pontos fortes e activos para impulsionar a inovação e oferecer um valor ainda maior aos nossos clientes e funcionários”, disse Tom Wittenschlaeger, CEO da Öhlins Racing.
A Öhlins Racing está empenhada em desenvolver a próxima geração de tecnologia de suspensão mecatrónica, tanto para estrada como para pista. Esta abordagem orientada para a inovação reforçará a missão da Brembo de ser um fornecedor de soluções para a mobilidade futura.
Esta transação marca a maior aquisição da história da Brembo. O preço de compra é de 405 milhões de dólares, o que corresponde a 370 milhões de Euros. A aquisição dá continuidade ao investimento da Brembo na área do motociclismo e do automobilismo. Em 2021, o Grupo adquiriu a SBS Friction na Dinamarca e a J.Juan em Espanha, completando a oferta de soluções de sistemas de travagem dedicadas às duas rodas. Em fevereiro deste ano, a Brembo anunciou a sua entrada na Tailândia com uma nova unidade de produção dedicada a sistemas de travagem para fabricantes de motociclos. A Brembo também controla a Marchesini, a marca líder na conceção e produção de jantes de liga leve para motos de competição e de estrada. A atividade no sector das duas rodas representa atualmente cerca de 13% das receitas totais da Brembo.