Atualmente os SUV são os automóveis da moda, e muitos chegam aos cinco metros de comprimento e duas toneladas de peso. No entanto, aquilo que os “agarra” ao chão, continuam a ser quatro pontos de contato com uma dimensão muito reduzida, comparativamente com a área total do veículo.

Com o surgimento dos automóveis elétricos, aumentou a exigência do desempenho dos pneus por causa da capacidade de aceleração e do peso acrescido destes veículos. No entanto, aquele que deve ser um dos componentes mais importantes, é muitas vezes descurado pelos automobilistas.

O novo Bridgestone Turanza 6 é um pneu touring de Verão que foi criado através de um método de desenvolvimento inédito, utilizado a tecnologia de Desenvolvimento Virtual de Pneus da Bridgestone. Desta forma é possível prever o desempenho de um pneu em diferentes condições antes de construir fisicamente protótipos.

Na fase de desenvolvimento, esta abordagem sustentável permite uma poupança de 21% de matérias-primas e emissões de CO 2, ao mesmo tempo que reduz 60.000 km e 7,7 toneladas de CO 2 de testes ao ar livre. Para além disso foram analisados dados fornecidos por condutores europeus quanto às espectativas sobre como deve ser um pneu para uma utilização diversificada.

o compromisso da Bridgestone é garantir que os seus pneus tenham a performance necessária para evitarem o maior número de acidentes possível

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, todos os anos morrem mais de 1,35 milhões de pessoas, vítimas de acidentes rodoviários. Como fabricante de pneus de elevada qualidade há mais de 90 anos, o compromisso da Bridgestone é garantir que os seus pneumáticos tenham a performance necessária para evitarem o maior número de acidentes possível.

Graças ao desenvolvimento de um novo polímero, o resultado é um pneumático indicado para piso seco, com o máximo desempenho em condições adversas, especialmente à chuva, onde obteve os melhores resultados face à concorrência num teste efetuado pelo instituto independente alemão TÜV SÜD. Dentro da sua classe obteve ainda a classificação A da União Europeia, no que respeita à aderência em piso molhado.

Na apresentação Ibérica que a Bridgestone organizou no circuito espanhol de Monteblanco, pudemos verificar a eficácia do Turanza 6 em diversos exercícios concebidos para replicar situações extremas com que eventualmente nos podemos deparar ao conduzir em estrada.

Antes dos testes em pista, houve a oportunidade de testar os Turanza 6 em ambiente real, num percurso que ocorreu em estradas com condições de alcatrão diversas, onde foi possível perceber sobretudo o elevado nível de conforto, bem como o baixo ruído de rolamento que produzem.

O que à partida parecia improvável de ser executado sem terminar num despiste, foi efetuado dentro do limite de aderência dos Turanza 6

Já em pista, o primeiro exercício foi abordar uma curva com o piso molhado a uma velocidade constante de 70 km/h, sem travar, nem fazer correções de trajetória. O que à partida parecia improvável de ser executado sem terminar num despiste, foi efetuado ainda dentro do limite de aderência dos pneumáticos. Foi apenas uma questão de não hesitar, e fixar o ponto da curva onde queríamos sair.

A seguir, foi outra entrada em curva, igualmente em piso molhado, mas desta vez com um ângulo fechado, com obstáculos no seu interior, simulando a surpresa de encontrar ciclistas na nossa frente. A uma velocidade inferior, de cerca de 50 km/h, adaptada às condições de visibilidade, foi possível, sem travar, evitar os obstáculos com uma abrupta mudança de direção, mais uma vez sem perda de aderência e perigo de despiste.

O exercício seguinte serviu para testar a capacidade de travagem ainda em curva, também em piso molhado, com uma abordagem a 75 km/h. Para percebermos que, desde que os controlos de tração e estabilidade estejam ligados, nos automóveis atuais, uns pneus de qualidade fazem o resto. Numa travagem a fundo, nestas condições, foi possível imobilizar o carro em cerca de nove metros.

Se o comportamento em piso molhado é impressionante, em piso seco não desilude, reduzindo os tempos de travagem em linha reta de forma significativa nos exercícios feitos tanto a 50 km/h, e 70 km/h, como acelerando a fundo até ao ponto de travagem.

Para o final estava reservado o teste do “alce”, novamente em piso molhado, em que o condutor, em linha reta tem de se desviar de um obstáculo e regressar à faixa de rodagem. Neste exercício, o grau de dificuldade aumenta proporcionalmente à velocidade a que é feito, e mais uma vez, a uma velocidade de 70 km/h os Turanza 6 exibiram o índice de aderência necessário para evitar o obstáculo sem perder o controlo da viatura.

Para além disso, as tecnologias patenteadas como a Enliten e Techsyn permitem uma baixa resistência ao rolamento, melhor eficiência de combustível, e uma quilometragem superior.

Fabricado na Europa, estará disponível no primeiro trimestre 2023, com 136 medidas das quais 110 para jantes de 17” até 22”.