M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Já pensou que ao sair de manhã para o trabalho, alguém poderia estacionar na entrada da sua garagem durante o dia aproveitando o lugar? Agora imagine que podia ganhar algum dinheiro com isso. É o que acontece no Reino Unido, onde vários condutores aderiram ao serviço Your Parking Space, estacionando junto à porta de casa de outras pessoas, poupando milhares de euros por ano, que normalmente seriam gastos em estacionamentos públicos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O estacionamento público, seja em recortes na rua ou em parques designados para o efeito, tem subido dramaticamente de custos no Reino Unido, como forma de cobrir despesas municipais. O serviço Your Parking Space permite a donos de casas oferecerem os seus estacionamentos para uso por outros condutores, semelhante ao funcionamento do AirBNB, a preços mais em conta que os parques públicos. Este serviço pode ser reservado de antemão, ocupando lugares como acessos a garagens de domicílios e garagens pessoais, em áreas que geralmente têm procura por períodos limitados de tempo, como serviços públicos, consultórios médicos, atividades culturais ou comércio local.

O serviço tem sido um sucesso, pois a empresa que gere a aplicação através do site yourparkingspace.co.uk admite que poupou aos seus clientes mais de quatro milhões de libras (4,5 milhões de euros) em 2017, ao mesmo tempo que providenciou aos donos dos espaços 12 milhões de libras (13,5 milhões de euros) pelo aluguer de um lugar de estacionamento que normalmente ficaria vazio durante várias horas.