Bugatti Chiron já tem cópia ‘made in’ China. Custa 5.000€…

12/07/2022

A indústria automóvel da China evoluiu muito nos últimos anos e assumiu mesmo o papel em áreas como a eletrificação, mas durante muito tempo ganhou a fama de copiar descaradamente a imagem dos automóveis europeus e americanos, para lançar no mercado interno a preços de saldo. Ao que parece, o conceito não passou de moda naquela região do globo e o mais recente exemplo é o Shandong P8, o clone barato do Bugatti Chiron.

Por barato, não nos referimos apenas ao preço – custa 31.999 Yuan, menos de 5.000 euros –, mas a todo o conjunto, da ‘embalagem’ de gosto muito discutível, e com todos os evidentes apontamentos de estilo a remeterem para o hipercarro da marca francesa com sede em Molsheim, até ao ‘recheio’ super modesto.

No lugar do brutal W16 a debitar mais de 1500 cv de potência que equipa o Chiron, o Shandong P8 tem um elétrico de apenas 3,35 cv, alimentado por uma bateria de 72 V, anunciando autonomia para 150 km entre carregamentos. Integra a categoria dos quadriciclos naquele país asiático, estando a velocidade máxima limitada a apenas 50 km/h; contra os mais de 400 km/h do original avaliando em cerca de 2 milhões de euros.

Ainda assim, a imitação barata do Chiron ganha na lotação, podendo transportar quatro ocupantes no seu apertado habitáculo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.