Bugatti Type 57 Atalante pode chegar aos três milhões de euros em leilão

21/01/2023

O Bugatti Type 57 foi uma linha de automóveis desportivos produzidos pela marca francesa de 1934 a 1940, com um total de 710 exemplares construídos. O desenho esteve a cargo de Jean Bugatti, filho do fundador da marca, com a ajuda de Joseph Walter.

Todos eles utilizam o famoso motor de oito cilindros em linha, com 3,3 litros de cilindrada, duas árvores de cames à cabeça, que tinha por base o mesmo motor utilizado nos Type 49, mas com bastantes alterações efectuadas por Jean.

Inspirando-se nos icónicos Type 57 Atlantic, a Bugatti produziu o Type 57 Atalante, com um desenho mais subtil, adicionando um pára-brisas de uma única peça e foi retirada a barbatana traseira. Dos 43 Type 57S produzidos, apenas 17 são do modelo Atalante, fazendo com que sejam muito procurados por coleccionadores, tal como acontece com toda a linhagem Type 57.

Presente neste artigo está o Type 57 Atalante de 1936 com o número de chassis 57432, que é ainda mais raro que os demais, pois pertence ao grupo de apenas três sobreviventes que estavam equipados com tecto de abrir e que ainda mantêm a carroçaria intacta até hoje.

Foi encomendado ao agente da Bugatti em Marselha Gaston Descollas, pelo joalheiro Charles Joseph Olivero, sendo registado no dia 24 de Julho de 1936. Em Julho de 1938 participou no Rallye des Alpes com o número 14, retirando-se no penúltimo dia de prova. Olivero acabaria por vendê-lo em 1939, pois tinha adquirido um Type 57C Roadster com carroçaria Gangloff.

Em Junho 1948 foi para o Luxemburgo, quando foi adquirido Rudi Cloos, alterando a carroçaria para coupé fechado. Após passar por vários proprietários, países, alterações e até um número de chassis diferente, o Type 57 57432 acabaria por ser adquirido pelo coleccionador Bernard Mérian que o restaurou até à sua originalidade, após uma vasta pesquisa para descortinar que Bugatti era este, pois quando o adquiriu tinha o chassis com o número 57547 gravado.

No próximo dia 3 de Fevereiro, este Bugatti Type 57 Atalante irá a leilão, através de um evento organizado pela Artcurial aquando o Salão Rétromobile. O seu valor de venda estimado situa-se entre os dois e os três milhões de euros.

No próximo dia 3 de Fevereiro, este Bugatti Type 57 Atalante irá a leilão, através de um evento organizado pela Artcurial aquando o Salão Rétromobile. O seu valor de venda estimado situa-se entre os dois e os três milhões de euros.