Desde o seu lançamento em 1999, ainda como uma variante ‘premium’ do GMC Yukon, o Cadillac Escalade tem procurado afirmar-se como alternativa de topo entre fabricantes de automóveis de luxo. E nesta quarta geração, a mais sofisticada e evoluída de sempre, o salto qualitativo deste imponente SUV americano foi bastante evidente, com mais e melhores conteúdos adicionado, linhas totalmente redesenhadas e novas motorizações.

Ainda assim, e porque nos segmentos mais exclusivos do mercado estão também os clientes mais exigentes do mundo, há margem para progredir…

Pelo menos é a proposta recente dos russos da Exobilite, que estabeleceram acordo de parceria com a Cadillac para a comercialização de uma série especial do Escalade, ultra-luxuosa e com produção limitada a apenas 77 unidades.

O interior é de topo de gama… da BMW

Ao contrário da maioria das preparações a que estamos habituados (sobretudo as que nos chegam de empresas russas…) esta versão especial do Escalade prima pela sobriedade, com mexidas muito discretas no design da carroçaria. As maiores modificações acontecem no habitáculo do grande SUV da Cadillac, que é praticamente substituído pelo interior de um BMW Série 7, melhorado com os revestimentos de qualidade utilizados no Rolls-Royce Phantom.

Tablier, volante, painéis das portas e até os bancos da linha Executive Lounge, com aquecimento e função massagem, com possibilidade de reclinar a 82 graus, são do topo de gama da BMW, com alguns elementos exclusivos. A separar condutor e passageiros há uma divisória que se opera eletricamente e tem incorporado um ecrã multimédia de 34 polegadas.

A lista de ‘upgrades’ prossegue com a oferta de janelas à prova de som e calor, máquina de café da Nespresso, equipamento de karaoke, além de um melhorado sistema de travagem com discos carbocerâmicos, entre muitos outros.

Contas feitas são mais de 100 mil euros em novos ‘mimos’, praticamente o preço do carro novo…