Publicidade Continue a leitura a seguir

Calendário Pirelli 2022 é fotografado por Bryan Adams

Publicidade Continue a leitura a seguir

Cancelado devido à pandemia da Covid-19, o famoso calendário da Pirelli regressa em 2022 com fotos assinadas pelo músico canadiano.

 

Bryan Adams pousou temporariamente a guitarra para dedicar-se de corpo e alma a outra sua grande paixão, a fotografia. A estrela da música, que também colabora com revistas tão conceituadas como a Vogue, a Vanity Fair ou a GQ, foi o fotografo convidado para a produção do Calendário Pirelli 2022, projeto que “queria que fosse uma homenagem à música”.

“Estou orgulhoso por ter sido o fotógrafo escolhido. Combinar fotografia e música para o ‘The Cal’ é muito emocionante, e como é óbvio, contará com pessoas extraordinárias”, afirmou o artista de 62 anos, que não marcou presença na apresentação do calendário em Milão, por estar em isolamento depois de um teste positivo à Covid-19.

Com o sugestivo nome “On The Road”, neste seu regresso à estrada o calendário retrata um dia na vida de um músico em digressão. São mais de 160 páginas e de 70 retratos, que resultaram de sessões realizadas em tempo recorde entre Los Angeles (Califórnia), Capri (Itália) e Canadá. No belíssimo Chateau Marmont, às portas do qual posou a cantora Rita Ora; no hotel italiano Scalinatella, onde a rapper Sweetie aparece no seu modo mais exuberante, ou nos bastidores com as lendas Cher e Iggy Pop.

“Seria muito, muito difícil resumir tudo o que acontece na estrada em alguns dias. O que tentei foi representar alguns dos seus aspetos. Por exemplo, os músicos nunca veem realmente a frente do prédio onde vão atuar, veem a parte de trás, a porta do palco, os bastidores… vais da porta do palco até à porta do carro, e daí vais para a porta do hotel, da porta do comboio para a porta do autocarro … são um monte de portas, mas sempre a viajar”, explica Bryan Adams.

“Ser músico implica ter muitos momentos de reflexão, instantes em que está sozinho contigo mesmo. Quando sais em digressão há muito glamour, mas afinal tocas durante duas horas e sobram-te outras 22 de solidão”, acrescenta.

Na capa, uma foto de St. Vincent com uma palheta na língua. Há também imagens de Jennifer Hudson, do rapper Bohan Phoenix e de Grimes. São 12 nomes sonantes da música vistos pela lente de “Summer of ‘69”, um para cada mês do ano.

Desde o seu lançamento, em 1964, a produção do ‘The Cal’ (como é conhecido em todo o mundo o famoso calendário da Pirelli) foi interrompida apenas em duas ocasiões, no ano de 1967 e entre 1975 e 1983. A edição-2021 também não viu a luz do dia, consequência dos efeitos devastadores causados pela pandemia de Covid-19.

Em 2022, na 48.ª edição, o calendário celebra os 150 anos da marca de pneus italiana.

“Eu conheço e aprecio o Bryan há anos. Achamos que a sua ideia de unir o mundo da música ao da estrada e das viagens seria perfeita para um calendário que está de regresso num momento em que procuramos voltar gradualmente à normalidade após a pandemia. Este calendário vai marcar os meses de um ano, 2022, que é particularmente importante para nós, pois é o ano em que a Pirelli celebra o 150º aniversário”, disse Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo e CEO da Pirelli.

Veja a apresentação digital no vídeo abaixo: