A Nikola e a Iveco revelaram no Salão de Veículos Comerciais de Hannover a versão de produção do seu camião 100% elétrico (BEV), o Nikola Tre, para a Europa, para o qual está já a aceitar encomendas. Ao mesmo tempo, observando a importância crescente da multiplicação de opções de mobilidade no setor dos transportes, revelou também a aposta na pilha de combustível a hidrogénio (FCEV) para uma futura variante do Nikola Tre.

Os dois modelos de camiões sem emissões foram apresentadas ao público no certame de Hannover, tendo a primeira oportunidade para assistirem ao vivo à versão definitiva do Tre, proposto na variante 4×2 Artic com uma autonomia até 530 quilómetros para maior versatilidade de percursos.

Já o protótipo Tre FCEV na sua versão europeia 6×2 Artic aponta para uma autonomia prevista em redor dos 800 quilómetros, sendo assim mais adequado para as viagens de longo curso para que os camiões de transporte de mercadorias são pensados. O modelo a hidrogénio está previsto para ser lançado nos Estados Unidos da América na segunda metade de 2023 e na Europa ao longo de 2024.

Os dois novos camiões da Nikola são apontados por Michael Lohscheller, Presidente da Nikola Corporation, como “dois modelos marcantes no setor da camionagem”, uma vez que, “desenvolvidos especificamente como veículos elétricos, oferecem performance e uma experiência de condução capaz de competir com os seus semelhantes com motor Diesel nas missões mais difíceis”.

A equipa conjunta da Nikola e da Iveco trabalhou numa plataforma modular capaz de albergar os dois tipos de soluções, a começar pela versão 4×2 Artic que chegará aos mercados europeus em 2023.

Este veículo, com uma distância entre eixos de 4021 mm, alberga um total de nove baterias para uma capacidade acumulada de 738 kWh, substancialmente mais do que num automóvel elétrico de passageiros, o que é expectável dada a necessidade de cumprir distâncias maiores com bastante peso a reboque. A autonomia esperada é de 530 quilómetros, podendo recarregar a um máximo de 350 kWh para repor até 80% da carga total em cerca de 100 minutos.

Já a potência combinada deste Tre 4×2 Artic é de 480 kW, o que lhe permite, de acordo com a Nikola, elevadas prestações sem constrangimentos. A produção terá lugar na fábrica alemã de Ulm.

Por seu turno, o Nikola Tre FCEV Artic 6×2 em versão protótipo recebe algumas melhorias aerodinâmicas face ao BEV, com uma distância entre eixos de 3932 mm. Alberga aproximadamente 70 kg de hidrogénio a uma pressão de 700 bar, tendo ainda o benefício de um reabastecimento completo em menos de 20 minutos para uma autonomia superior aos 800 quilómetros.

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